Topo

CBF destaca Nilton Santos "à frente de seu tempo" e ministro divulga pesar

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/11/2013 18h44

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decretou luto oficial e um minuto de silêncio após a morte de Nilton Santos, além da tragédia ocorrida no Itaquerão, quando dois operários morreram após acidente com um guidaste. A entidade destacou o desempenho do ex-atleta em campo e disse que o ex-camisa 6 de Botafogo e seleção brasileira sempre foi um jogador à frente de seu tempo.

“Tive o privilégio de ver o Nílton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral. Jogava um futebol de elegância e técnica, tinha talento de sobra. O futebol brasileiro está de luto e já decretei a observância de um minuto de silêncio em todas as partidas das competições organizadas pela entidade”, disse o presidente José Maria Marin.

Quem também emitiu nota oficial sobre o falecimento de Nilton Santos foi Aldo Rebelo. O Ministro do Esporte lembrou os títulos conquistados pelo ex-jogador com a camisa da seleção brasileira e Botafogo, além do seu apelido de “Enciclopédia do futebol”. “Lamento profundamente a morte desse atleta e homem exemplar e me solidarizo com seus familiares e amigos”, afirmou.

O Botafogo colocou uma montagem em seu site oficial com duas fotos: uma de quando ainda atuava e outra já com mais idade. Além disso, utilizaram um poema do jornalista Armando Nogueira, exaltando Nilton Santos. “Tu, em campo, parecia tantos, e, no entanto, que encanto! Eras um só...”.

Após o Botafogo, o Internacional foi o primeiro clube brasileiro a prestar solidariedade a Nilton Santos. Os gaúchos colocaram uma foto do ex-jogador com a camisa da seleção brasileira “considerado o maior lateral esquerdo da história”. Até mesmo a “La Gazzetta dello Sport” emitiu um comunicado: “morre o brasileiro Nilton Santos, que ganhou dois títulos mundiais ao lado de Pelé”.

Ex-companheiros de Nilton Santos também lamentaram o falecimento do amigo. Pepe e Zagallo, por exemplo, tiveram a mesma opinião e exaltaram o ex-jogador do Botafogo como o melhor lateral brasileiro de todos os tempos. Outros atletas também se manifestaram, como Ronaldo e Zico.

Por fim, A Fifa, por meio de seu site oficial, prestou suas condolências a Nilton Santos. A entidade utilizou de frases antigas de ex-companheiros como o volante Tita. “Para quem jogava tanta bola, a posição era o de menos. Até porque, no final das contas, Nilton Santos não era zagueiro, nem era lateral. Era craque e ponto”.

Nilton Santos morreu no início da tarde, vítima de pneumonia comunitária e insuficiência cardíaca. O corpo do ex-jogador será velado no salão nobre de General Severiano, nesta quarta-feira, a partir das 20h. Já o enterro será nesta quinta-feira, no cemitério São João Batista, às 16h, em Botafogo.

PERSONALIDADES LAMENTAM MORTE DE NILTON SANTOS

  • AFP PHOTO / AL-WATAN DOHA / KARIM JAAFAR

    "Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz".
    Zico, ex-jogador e técnico, via Twitter.

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    "Nilton Santos é um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Parte e deixa muitas saudades".
    Ronaldo, ex-jogador, via Twitter.

  • Nelson Almeida/AFP Photo

    "Uma perda inestimável. Um momento de tristeza sem tamanho. Fico sem palavras para chegar e falar tanta coisa sobre ele. Só tenho a lamentar e dar meus sentimentos à família".
    Zagallo, ex-companheiro de seleção, a GloboNews

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    " Tive o privilégio de ver o Nílton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral".
    José Maria Marin, presidente da CBF, via nota oficial.

  • Júlio César Guimarães/UOL/Arte UOL

    "Lamento profundamente a morte desse atleta e homem exemplar e me solidarizo com seus familiares e amigos".
    Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, via nota oficial.

  • Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

    "Hoje o futebol está de luto. Perdemos Nilton Santos, ícone brasileiro a quem eu admirava".
    Bebeto, ex-jogador, via twitter.

  • MaurilioCheli/ AFP Photo

    "Muita luz a família do Nilton Santos nesse momento. Obrigado, enciclopédia, por tudo que ofereceu ao futebol!".
    Alex, meia do Coritiba, via Twitter.

  • Phil Noble/REUTERS

    "Descanse em paz Nilton Santos e obrigado por tudo que fez pela nossa seleção. RIP Nilton Santos. #legend".
    Lucas Leiva, jogador do Liverpool, via Twitter.

  • Satiro Sodre/SSPress

    "Todo o conforto para a família neste momento. A Enciclopédia do futebol agora virou estrela! #NiltonSantos".
    Julio Cesar, jogador do Botafogo, via Twitter.

  • João Pires/Divulgação

    "Descanse em paz Nilton Santos. Deu grandes alegrias ao povo brasileiro jogava muito! Força a família".
    Leandrinho, jogador de basquete.

  • Reprodução/Instagram

    "Adeus ao wikipédia do futebol. RIP Nilton Santos".
    Helio de La Peña, humorista e torcedor do Botafogo, via Twitter.

"ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL" ERA O MELHOR AMIGO DE GARRINCHA

  • REUTERS

    Ex-lateral foi melhor amigo de Garrincha, que conheceu em um treino do Glorioso no meio da década de 50. O já respeitado lateral-esquerdo levou um drible entre as pernas de Mané. Ficou furioso, mas exigiu que o "Anjo das Pernas Tortas" fosse titular da equipe. Assim, não teria que marcar novamente o ponta-direita.

    Nílton Santos ganhou o apelido de "Enciclopédia do Futebol" por ser um jogador inteligente e com ampla visão de jogo, o que ajudou a seleção brasileira a conquistar o bicampeonato mundial (1958 e 1962).

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE NILTON SANTOS DO BOTAFOGO À SELEÇÃO