Nilton Santos é enterrado sob aplauso da torcida e hino do Botafogo
Nilton Santos foi enterrado na tarde desta quinta-feira em uma cerimônia de cerca de 30 minutos de duração. O ex-lateral esquerdo da seleção brasileira foi homenageado com aplausos de torcedores que foram ao Cemitério São João Batista e foi sepultado com o hino do Botafogo ao fundo. O clube alvinegro custeou todas as despesas do velório e do sepultamento do ex-jogador, morto nesta quarta-feira aos 88 anos, vítima de uma infecção pulmonar.
Membros da atual diretoria representaram o Botafogo no local. O ex-jogador Afonsinho acompanhou o sepultamento. O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro fez discurso emocionado e lembrou a importância do ídolo alvinegro. “Com a morte do Nilton Santos, morre também uma parte do Botafogo. É uma perda inestimável porque ele é símbolo que o Botafogo tem”, comentou.
Os torcedores do Botafogo – cerca de 150 – cantaram o hino do Botafogo durante o sepultamento, aplaudiram da "Enciclopédia do Futebol” e estenderam faixa com o rosto do ex-craque.
Mesmo depois da cerimônia, a movimentação no cemitério era grande. Os torcedores do Botafogo era presença constante no túmulo, que foi decorado com flores. Durante o velório realizado em General Severiano, Nilton Santos foi homenageado por personalidades como Zagallo, Amarildo e Carlos Alberto Torres.
Nilton Santos disputou 718 jogos pelo Botafogo. Ele divide o posto de maior ídolo da agremiação com Mané Garrincha. O time jogará de luto contra o Coritiba, domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro.
O ídolo deixa a mulher Célia, que reside em Araruama, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, desde o fim de 2012, quando passou a ser cuidada pela irmã em razão de um tumor cerebral. O casal não tinha filhos.
Nilton Santos apresentava dificuldades de locomoção por causa de problemas médicos e precisava do acompanhamento de enfermeiros. Nos últimos anos de vida, o ex-jogador pouco deixava a clínica de repouso, já que dependia do Botafogo para qualquer atividade.
PERSONALIDADES LAMENTAM MORTE DE NILTON SANTOS
"Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz".
Zico, ex-jogador e técnico, via Twitter."Nilton Santos é um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Parte e deixa muitas saudades".
Ronaldo, ex-jogador, via Twitter."Uma perda inestimável. Um momento de tristeza sem tamanho. Fico sem palavras para chegar e falar tanta coisa sobre ele. Só tenho a lamentar e dar meus sentimentos à família".
Zagallo, ex-companheiro de seleção, a GloboNews" Tive o privilégio de ver o Nílton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral".
José Maria Marin, presidente da CBF, via nota oficial."Lamento profundamente a morte desse atleta e homem exemplar e me solidarizo com seus familiares e amigos".
Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, via nota oficial."Hoje o futebol está de luto. Perdemos Nilton Santos, ícone brasileiro a quem eu admirava".
Bebeto, ex-jogador, via twitter."Muita luz a família do Nilton Santos nesse momento. Obrigado, enciclopédia, por tudo que ofereceu ao futebol!".
Alex, meia do Coritiba, via Twitter."Descanse em paz Nilton Santos e obrigado por tudo que fez pela nossa seleção. RIP Nilton Santos. #legend".
Lucas Leiva, jogador do Liverpool, via Twitter."Todo o conforto para a família neste momento. A Enciclopédia do futebol agora virou estrela! #NiltonSantos".
Julio Cesar, jogador do Botafogo, via Twitter."Descanse em paz Nilton Santos. Deu grandes alegrias ao povo brasileiro jogava muito! Força a família".
Leandrinho, jogador de basquete."Adeus ao wikipédia do futebol. RIP Nilton Santos".
Helio de La Peña, humorista e torcedor do Botafogo, via Twitter.
"ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL" ERA O MELHOR AMIGO DE GARRINCHA
Ex-lateral foi melhor amigo de Garrincha, que conheceu em um treino do Glorioso no meio da década de 50. O já respeitado lateral-esquerdo levou um drible entre as pernas de Mané. Ficou furioso, mas exigiu que o "Anjo das Pernas Tortas" fosse titular da equipe. Assim, não teria que marcar novamente o ponta-direita.
Nílton Santos ganhou o apelido de "Enciclopédia do Futebol" por ser um jogador inteligente e com ampla visão de jogo, o que ajudou a seleção brasileira a conquistar o bicampeonato mundial (1958 e 1962).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.