Topo

No ostracismo, Alex Silva diz que 4ª cirurgia quase causou aposentadoria

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 06h00

Quando ainda era conhecido como “irmão do zagueiro Luisão”, Alex Silva despontou no São Paulo como um zagueiro de futuro promissor em 2006. Hoje, sete anos depois, o atleta vive longe dos holofotes da elite do futebol brasileiro. Depois de passagens por Flamengo e Cruzeiro, foi contratado pelo Boa Esporte, que disputa a Série B.

No fim de setembro, porém, o zagueiro sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e teve de passar pela quarta cirurgia da carreira aos 28 anos, para reconstruir os ligamentos. Por conta de mais uma contusão grave, Alex quase deixou o futebol, segundo ele afirmou em entrevista ao UOL Esporte.

“Passou pela minha cabeça isso nesta última vez que machuquei. No vestiário, estava decidido em não jogar mais futebol. Liguei para meus familiares, conversamos sobre eu encerrar a carreira. Poxa, é a quarta cirurgia. Mas muitos me ajudaram, tenho um filho fissurado por futebol, e não posso frustrar o sonho dele de continuar me vendo em campo”, declarou Alex, que só retornará aos gramados em meados de abril de 2014.

Antes de chegar ao Boa Esporte, que ocupa a modesta 11ª colocação na Série B, o zagueiro teve passagens por São Paulo, Flamengo e Cruzeiro e foi bicampeão brasileiro pelo clube paulista. Alex Silva também defendeu o Hamburgo (ALE), até que o Flamengo o comprou. No Rio, não teve muito sucesso, foi emprestado para o Cruzeiro e retornou. Foi afastado por Jorginho, então técnico do rubro-negro, até ser negociado.

Com contrato até o fim do ano que vem com o Boa, Alex Silva não esconde que seu desejo, na verdade, é retornar à elite do futebol brasileiro. Para isso, espera estar 100% o quanto antes para talvez conseguir um bom negócio após a janela de transferências do meio de 2014, quando os clubes poderão contratar apenas jogadores da Série B.

“Tenho consciência que o melhor para mim é isso (voltar a atuar na primeira divisão). Depende só do meu desempenho em campo. Desaprender a jogar ninguém desaprende. Tenho certeza que no ano que vem eu vou para uma equipe grande, talvez depois do meio do ano. No Boa eu vinha em uma sequência legal de jogos, mas infelizmente machuquei. Agora tenho de me recuperar e voltar bem, fazer bons jogos para ir a um time maior”, declarou Alex.

Segundo o jogador, na cirurgia realizada no dia 8 de novembro foi retirada parte do músculo quadríceps e colocada no joelho. Alex diz que fez o mesmo procedimento na perna direita, e que desde então nunca mais teve problemas nesta perna. 

"Lesão de joelho, de ligamento cruzado, é complicado. Não é fácil mesmo. E você acaba ficando esquecido no futebol. Mas eu sou jovem, e se Deus quiser esta é a última cirurgia. Fiz a mesma coisa no esquerdo e não tive mais nada desde 2009. As lesões atrapalharam muito minha carreira, sem dúvidas. Principalmente a penúltima cirurgia, quando fui para o Cruzeiro, com o passe estipulado, contrato de seis meses, e acabei me lesionando e não permaneci", lamentou.

A primeira lesão grave do zagueiro ocorreu em outubro de 2007, em partida do Campeonato Brasileiro contra o Sport. Na ocasião ele ficou aproximadamente seis meses parado. Em 2009, no Hamburgo, nova cirurgia no joelho direito, quando atuava pelo Hamburgo. Em maio de 2012, no Cruzeiro, Alex sofreu a terceira intervenção, desta vez no joelho esquerdo, o mesmo que ele machucou recentemente.