Topo

Alheio à ameaça de greve, presidente de sindicato toma posse na Fifa

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 14h17

Enquanto eclode no Brasil a maior mobilização de jogadores por direitos trabalhistas da história do país, o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf), Rinaldo Martorelli, encontra-se em Zurique. O site oficial da entidade estampa como principal destaque dessa sexta-feira a tomada de posse de seu presidente na Câmara de Resolução de Disputas da Fifa, com direito a uma foto ao lado do mandatário da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter. Não há qualquer menção à situação dos jogadores do Náutico, que ameaçam entrar em greve devido ao não pagamento de salários, e tem o apoio do Bom Senso F.C.

Nesta quinta-feira, atletas do clube pernambucano ameaçaram paralisar o Campeonato Brasileiro caso os atrasos na remuneração não fossem solucionados. Em resposta, o presidente do Timbu, Paulo Wanderley, afirmou que os jogadores deveriam "respeitar as instituições" e que "jogaria com o Sub-15", se necessário. A postura irritou os membros do Bom Senso F.C., que prometeram aderir à paralisação caso a situação não seja resolvida.

Nesta sexta-feira, o movimento de jogadores divulgou uma nota oficial cobrando uma postura da Fenapaf. No documento, afirmou que "estranha que a Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf) não tenha se posicionado e dado apoio à classe que ela diz defender", acrescentando ainda que  "lamentam o fato de não existir nenhum suporte oficial, técnico ou jurídico para proteger os profissionais do Clube Náutico Capibaribe, expostos e ameaçados pelo presidente do clube na noite de ontem".