Topo

Farc aceita desafio de Valderrama e jogará a "Partida pela Paz" na Colômbia

Das agências internacionais

Em Havana (Cuba)

30/11/2013 22h55

A guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aceitou o desafio lançado recentemente pelo ex-jogador da seleção colombiana Carlos Valderrama. A ideia é promover um jogo amistoso entre as partes para celebrar a chamada "Partida pela Paz".

Em nota aberta, a Farc disse ainda que gostaria de jogar duas partidas, uma na Colômbia e outra em Cuba: "Vamos jogar a Partida pela Paz em dois jogos (de ida e volta). A primeira será aqui, em Havana (capital de Cuba, e a outra em Santa Marta (na Colômbia), de onde saíram as tantas glórias do nosso futebol nacional", dizia o documento.

"Enquanto isso, nos prepararemos física e taticamente para ir a campo e jogar a Partida pela Paz. Preparem-se. Nos encontramos em Havana", concluíram.

Valderrama fez a proposta inicial durante uma entrevista para o jornal colombiano El Tiempo.

A Colômbia vive há anos momentos de instabilidade política. A Farc e o governo do presidente Juan Manuel Santos discutem na capital cubana faz quase um ano sobre uma lista de cinco pontos para tentar colocar fim ao conflito armado no país. Até agora, entraram em acordo com relação a problemas agrários e sobre a participação política.