Topo

Anunciado na quarta-feira, Mano encontrará mercado truncado e indefinições

Pedro Lopes

Do UOL, em São Pauo

10/12/2013 06h00

Uma entrevista coletiva do diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, nesta quarta-feira, no CT Joaquim Grava, deverá oficializar Mano Menezes como novo técnico do clube alvinegro. Mano já começara o trabalho focado no planejamento para 2014, visando apagar o mau desempenho do time nesta temporada, e deve encontrar dificuldades na montagem do elenco.

A diretoria corintiana vê a lateral direita como prioridade. Com a aposentaria de Alessandro, a posição conta com Guilherme Andrade, que jogou pouco em 2013, e Diego Macedo, emprestado da Ponte Preta. O Timão demonstrou interesse em Rafinha, do Bayern, que vem jogando regularmente na Alemanha - o titular Phillip Lahm está lesionado - e não deve ser liberado. Existem poucas alternativas no mercado.

Os volantes costumam ser a espinha dorsal das equipes montadas por Mano Menezes. Atualmente com Ralf, Guilherme e Jocinei, o setor será reforçado com um nome forte, que tenha a confiança do treinador.

Elias, sonho da cúpula alvinegra, dificilmente sairá do Flamengo, classificado para a Libertadores. Igualmente difícil é a vinda de Cristian, outro que está na mira: seu contrato com o Fenerbahce, da Turquia, termina só em 2015. O UOL Esporte apurou que o perfil do volante Souza, do Grêmio, agrada a membros da diretoria do clube. O jogador é empresariado por Carlos Leite, que também é agente de Mano, mas tem 50% de seus direitos vinculados ao clube gaúcho, que também disputará a Libertadores e do qual é peça chave.

O ataque corintiano também será reforçado, mas com menos urgência. Um grande investimento só deverá ser feito em caso da saída de Pato ou Guerrero. A defesa também não um setor preocupante: a avaliação da dupla titular, com Gil e Paulo André, é positiva, e há boas opções de cobertura, como Cleber. A grande aposta para a meia segue sendo Renato Augusto, mas o clube está atento a jogadores que se destacaram no mercado doméstico e conversa com Everton, do Atlético-PR.

Além da busca por reforços, há também as indefinições quanto a possíveis saídas. Ralf já está na mira de clubes europeus há mais de um ano, e deve sair desta vez em caso de proposta. Danilo e Emerson também devem ser negociados caso surja uma oportunidade, assim como Romarinho.

O gerente de futebol Edu Gaspar, que selou sua permanência no cargo, está prestigiado pela diretoria e deverá participar ativamente das negociações. Ao lado de Mano Menezes, terá pouco mais de um mês, até o dia 19 de janeiro, quando começa o Campeonato Paulista, para montar um elenco capaz de brigar por títulos em 2014.