Topo

Botafogo vence queda de braço e renova com Bolívar até o fim de 2014

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/12/2013 11h49

Botafogo e Bolívar conversavam para ampliar o vínculo do zagueiro há algum tempo. As partes, no entanto, demoraram a entrar em um acordo - o zagueiro queria mais dois anos de contrato, enquanto a diretoria alvinegra gostaria de apenas um. Nesta terça-feira, o clube venceu a queda de braço na negociação e fechou com o atleta até dezembro de 2014.

O zagueiro chegou ao Botafogo no início do ano e precisou de poucos jogos para conquistar a confiança de torcida, comissão técnica e diretoria. Mesmo com Antônio Carlos e Dória no elenco, o defensor foi apresentado com status de titular e, indiretamente, promoveu a saída do então companheiro para o São Paulo.

Além do desempenho em campo, Bolívar teve papel decisivo para o crescimento de Dória. Mais experiente, ele se dedicou a passar seus conhecimentos para o jovem defensor, que aceitou as dicas do ‘irmão mais velho’, como o próprio camisa 21 diz.

O Botafogo correu o risco de perder Bolívar, que poderia assinar um pré-contrato com outro clube desde julho. O Alvinegro até estaria disposto a renovar por dois anos, mas somente se a equipe conseguisse vaga na Libertadores. Após o jogo de domingo, com a quarta colocação, ambos decidiram, no entanto, fechar por mais uma temporada.

As renovações contratuais estão ocorrendo a todo vapor no Botafogo. Na última segunda, Edílson fechou por mais uma temporada, assim como Bolívar. Já o técnico Oswaldo de Oliveira não teve o mesmo destino. Considerado caro (com salário de R$ 380 mil mensais), o treinador não ficará em 2014 no Alvinegro, que procura um treinador mais ‘barato’. Autuori é opção, mas teria que aceitar uma redução salarial, atualmente em R$ 250 mil.

A escolha do novo treinador deverá ocorrer na próxima quinta-feira, quando o Botafogo saberá se disputará ou não a Libertadores em 2014 - precisa torcer para o Lanús em final da Copa Sul-Americana contra a Ponte Preta. Caso a vaga não se concretize, existe a possibilidade de o Alvinegro promover o auxiliar Eduardo Húngaro, que acumula também a função de treinador dos juniores.