Topo

Fifa anuncia homenagem a Mandela e aperto de mão obrigatório no Mundial

Do UOL, em Marrakech (Marrocos)

10/12/2013 20h03

A Fifa está empenhada em estabelecer a paz no futebol. Nesta terça-feira, a entidade lançou uma campanha para que todos os jogadores deem um aperto de mão antes e depois dos jogos do Mundial de Clubes para simbolizar a amizade e o respeito à sociedade. As partidas também terão uma homenagem a Nelson Mandela.

Segundo o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, o 'momento Madiba' terá um minuto de silêncio antes do início dos confrontos no Marrocos, seguido de aplausos dos torcedores.

Já sobre o aperto de mão obrigatório, a ideia é que antes e depois dos jogos, os capitães de cada time e os árbitros se reunam no círculo central para participar do Aperto de Mãos pela Paz.

"Acreditamos que, adotando o Aperto de Mãos pela Paz como parte do protocolo das partidas de nossos torneios, a Fifa e a comunidade futebolística mundial conseguirão mandar um recado claro de solidariedade e paz ao mundo. Estamos orgulhosos de termos nos unido ao Centro Nobel da Paz nesta campanha entusiasmante e potente", disse o presidente Joseph Blatter, em entrevista ao site oficial.

Ainda nesta terça, a Fifa demonstrou preocupação em relação à segurança no estádios da Copa do Mundo de 2014. Jérôme Valcke, se disse triste com a briga generalizada envolvendo torcedores de Atlético-PR e Vasco e pediu o aumento da segurança na Copa.

"Temos que aumentar os níveis de segurança. Não posso afirmar que na Copa não vai acontecer, mas posso afirmar com 99,9% de certeza que não vai acontecer, não pode acontecer, grupos não podem brigar assim. Temos que aumentar a segurança no estádio e nos arredores. Temos que ter certeza que isso não vai acontecer", disse em entrevista coletiva em Marrakech para o Mundial de Clubes.