Topo

Relação pessoal deixa fim da negociação com Renato Gaúcho nas mãos de Koff

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/12/2013 06h00

O maior presidente da história do Grêmio tem mais uma decisão importante em suas mãos. Fábio Koff será o responsável por acertar ou não a permanência de Renato Gaúcho. A negociação com o treinador está exclusivamente nas com mandatário. Até pela relação muito próxima entre eles.

"O Renato trata o presidente Koff como um pai. A relação deles é muito próxima", disse o agente do treinador, Gerson Oldemburg, ao UOL Esporte. "A negociação está nas mãos do presidente. Nós, eu, o Rui [Costa, diretor executivo de futebol], os diretores, fizemos tudo que podia ser feito. Agora é entre eles", completou.

Renato Gaúcho saiu de férias afirmando que o presidente gremista possuía o número de seu telefone e deveria ligar para negociar a renovação. Koff ligou, não conseguiu conversar com o técnico em um primeiro momento, mas acabou conversando.

O bate-papo entre eles foi rápido. Em poucas palavras, o mandatário gremista explicou ao ex-atacante que é necessário aceitar a dura situação financeira do Grêmio. Para ficar, Renato não precisaria reduzir seu salário, mas também não receberia valorização alguma.

O Grêmio nega conversas com qualquer outro técnico. Os nomes especulados até agora agradam pelo trabalho, mas nenhuma negociação foi iniciada. A meta é exaurir a situação com Renato antes do próximo passo.

E o ponto final se aproxima. Seja para manter ou não Renato, Koff usará a relação próxima com o treinador para ter conversas derradeiras até segunda-feira. É o prazo para o anúncio, se não da comissão técnica para 2014, do próximo passo a ser dado. Se Renato fica ou não.

Se a resposta for negativa, o primeiro nome na lista dos possíveis procurados é Celso Roth. O técnico não teria problema em aceitar o teto salarial de R$ 300 mil proposto pelo Grêmio, só pediria uma premiação alta em caso de conquista. Além disso tem trabalho apreciado nos bastidores do clube e não foi descartado pelo presidente Fábio Koff.

Atrás dele vem nomes como Nelsinho Batista, Enderson Moreira, Gilmar Dall Pozo e Cristóvão Borges. Todos de alguma forma cotados para assumir o time.

Independente do treinador para 2014 o Grêmio já prepara o início da temporada e o elenco. Dida não renovará seu contrato, Elano deve ir para o Palmeiras, Zé Roberto precisa reduzir seu salário para ficar e os treinos de pré-temporada terão duração de 12 dias e serão realizados em Bento Gonçalves. Quem assumir o clube, seja Renato ou outro treinador, encontrará tudo encaminhado. Ou 'mastigadinho', como o ex-camisa 7 disse sobre contratações em 2011.