Topo

Negócios sem custo viram saída para Grêmio 'driblar' a crise e se reforçar

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/12/2013 06h00

O Grêmio contratou, na sexta-feira, o segundo reforço para a temporada 2014. Pedro Geromel terá a primeira oportunidade no Brasil após deixar o país aos 18 anos. E a chegada reflete a nova realidade gremista. Até agora nenhum centavo foi gasto para trazer atletas.

Edinho veio do Fluminense ao fim de seu contrato. O jogador não receberá 'luvas' só os salários, que se adaptaram a nova realidade do clube, cujo teto salarial para recém-chegados é de R$ 300 mil. Edinho começa ganhando menos do que isso e tem progressão salarial prevista em contrato.

Geromel também não custará nada ao Grêmio. O jogador chega por empréstimo até junho de 2016 e desembarca no Brasil na próxima segunda-feira. Quando acabar o vínculo por empréstimo, também estará se encerrando o contrato dele com o Colônia, da Alemanha. Ou seja, se for aprovado em campo poderá renovar sem custo novamente.

"O que percebemos é que após a Copa do Mundo havia uma boa possibilidade desta bolha do futebol brasileiro estourar. Não é algo somente do Grêmio, mas os salários muito altos pagos pelo mercado. Quem se adaptar a uma nova realidade mais rápido sai na frente. No Grêmio isso chegou muito cedo, até mais do que imaginávamos", afirmou o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa.

O molde para as próximas contratações segue este. E o Grêmio ainda está alerta no mercado. Um atacante de velocidade é o próximo objetivo a ser alcançado. Qualquer avanço, porém, ocorrerá somente após o Natal.

E a solução para este caso pode já pertencer ao clube. Leandro, que esteve emprestado ao Palmeiras em 2013, ainda não acertou renovação no clube paulista e se não o fizer será reaproveitado em Porto Alegre.

A ação segue também para baixar a folha de pagamentos tricolor. Marcelo Moreno será liberado para o Cruzeiro, Elano negocia com o Palmeiras, Zé Roberto terá vencimentos reduzidos, se aceitar isso. Além das saídas de Vargas, Dida e Renato Gaúcho, já confirmadas.

Gastar mesmo o Grêmio só deve na próxima semana. Data em que irá depositar o valor previsto em contrato e comprar 50% dos direitos de Wendell. O jogador está emprestado ao clube e pertence ao Londrina.