Topo

Gabigol elogia Damião, mas ignora reforços e espera 'estourar' em 2014

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

22/12/2013 06h00

O atacante Gabriel Barbosa, do Santos, tem 17 anos e já é a maior esperança das categorias de base do clube após Neymar. Lançado ao elenco profissional em 2013, o jovem teve bom ano de estreia e chegou até a marcar gols em suas primeiras oportunidades. Agora, em 2014, ele ignora a chegada dos concorrentes de peso. Apesar das contratações de Leandro Damião e Rildo, e da negociação com Eduardo Vargas, Gabigol, como é conhecido, mostra ambição e espera “estourar”.

“Acho que 2014 é um ano importante para mim, para me firmar. 2013 foi um ano muito importante para mim, fiz gols e pude pegar experiência. Agora é hora para estourar”, disse Gabriel, antes de um jogo amistoso em evento promovido pelo volante Marcos Assunção, neste sábado, em Caieiras.

Gabriel, no entanto, concorre com o Doyen Sports. O grupo de investimento começou o aporte generoso ao Santos neste fim de ano e gastou R$ 41 milhões para colocar o atacante Leandro Damião, do Internacional, no clube. Agora, investiu também mais R$ 9,6 milhões para tirar Rildo da Ponte Preta e leva-lo para a Vila Belmiro. O Santos ainda tenta a contratação do chileno Eduardo Vargas, do Napoli (ITA), por quem o São Paulo também se interessa.

Além de tanta concorrência no ataque santista em 2014, o elenco ainda conta com Thiago Ribeiro e Walter Montillo, que têm lugar cativo. Gabigol diz que não se assusta com os reforços, e elogia as contratações.

“Damião é um grande jogador, de seleção brasileira, espero que ele possa vir para fazer muitos gols. O grupo é muito forte e fica mais forte ainda com a chegada de reforços. Vamos fazer a  pré-temporada para chegar ao Paulistão bem”, disse o jovem. “Santos, quando entra, tem que entrar para ser campeão”, acrescentou.  

No entanto, o argumento que faz Gabigol acreditar que terá espaço mesmo com tantos reforços para o setor não se baseia na boa temporada de estreia como profissional, ou em suposta superioridade técnica. O jogador de 17 anos aposta na “mística” das categorias de base do clube, famosas pelos grandes jogadores revelados.

“A mística do Santos é a base, e eu estou me dedicando para poder ter chance. Acho que posso ter mais chances também. Esse ano também joguei. Vou treinar bastante para me dedicar e fazer gols”, disse Gabigol, que ainda elogiou o técnico Oswaldo de Oliveira, que começará a comandar o time a partir de janeiro.

“É um grande treinador, ganhou muitos títulos por onde passou. Espero ganhar com ele também”, disse.

Gabigol, Leandro Damião e Oswaldo de Oliveira começam os trabalhos de 2014 no dia 6 de janeiro, data para a qual está marcada a apresentação do elenco para a pré-temporada.