Topo

Moreno tem média pior que titular e reserva do ataque do Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

23/12/2013 11h32

Próximo de ser confirmado oficialmente como reforço do Cruzeiro para a temporada 2014, o atacante Marcelo Moreno, que teve um ano complicado, volta ao clube mineiro com desempenho inferior a Borges e Vinícius Araújo, titular e reserva no ataque celeste, respectivamente, e só foi melhor em 2013 que Anselmo Ramon, terceira opção para a posição.

Artilheiro do Grêmio em 2012 com 21 gols, Moreno perdeu espaço com as chegadas de Barcos, Vargas, Welliton e Willian José. Preterido por Vanderlei Luxemburgo, chegou a ter o nome cogitado no Palmeiras na troca pelo argentino, mas depois de declarações polêmicas do pai foi emprestado ao Flamengo.

Chegou ao rubro-negro com status de estrela, mas perdeu a condição de titular e amargou a reserva para Hernane. Pelo time carioca, Marcelo Moreno marcou cinco gols em 21 jogos. Ele também fez outras cinco partidas pelo Grêmio, mas não conseguiu balançar a rede.

A média de 0,19 gols por jogo de Moreno durante a temporada é superior apenas a de Anselmo Ramon, que fez três gols em 19 jogos pelo Cruzeiro. O centroavante baiano foi pouco aproveitado por Marcelo Oliveira em 2013. Bahia e Vitória já sondaram o jogador, que não deve permanecer na Toca da Raposa II.

Já Vinícius Araújo e Borges, que foram os dois centroavantes mais utilizados durante o Brasileirão, tiveram um aproveitamento muito superior ao do novo companheiro.  

Revelação do clube celeste, Vinícius Araújo marcou 10 gols em 27 partidas pelo Cruzeiro, média de 0,37 gols por jogo. Borges foi o artilheiro da equipe na temporada, com 19 gols em 39 partidas – média (0,48) de quase um gol a cada dois jogos.

Apesar do bom desempenho, Borges não foi uma unanimidade em 2013 e chegou a ser contestado pela torcida, além de ter convivido com lesões e ter ficado na reserva de Vinícius Araújo em algumas partidas. 

Até pela idade avançada de Borges, que tem 33 anos, e os problemas de lesão, a comissão técnica quer um reforço experiente para disputar a posição com o camisa 9. Vinícius Araújo, apesar do bom desempenho, ainda é muito jovem e completou apenas o primeiro ano como profissional.