Topo

Anelka usa Obama como defesa, mas pode ser punido por gesto antissemita

28.dez.2013 - Anelka comemora gol do West Bromwich com gesto considerado polêmico - IAN KINGTON/AFP
28.dez.2013 - Anelka comemora gol do West Bromwich com gesto considerado polêmico Imagem: IAN KINGTON/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/12/2013 11h58

E a comemoração de Anelka durante o empate entre West Bromwich e West Ham, no último sábado, continua gerando muita polêmica. Autor de dois gols, ele comemorou um deles com um gesto que foi identificado como antissemita.

Duramente criticado, ele resolveu se defender e chegou a utilizar uma foto do presidente dos EUA, Barack Obama, para isso. Entretanto, a Federação Inglesa já indicou que irá apurar os fatos e poderá punir o atacante.

Pelo Twitter, o francês primeiramente disse que a comemoração foi, na verdade, uma repetição de um gesto popularizado pelo comediante Dieudonné M'Bala, do qual ele é amigo. Em seguida, ele postou uma foto na qual Barack Obama faz um gesto bastante similar ao seu.

Apesar disso, a Federação Inglesa da Futebol (FA) disse que irá apurar os fatos e que poderá punir Anelka em até cinco partidas, caso os juízes federais considerem a ação do atacante como discriminatória.

Valérie Fourneyron, ministra do Esporte e da Juventude da França, repreendeu veementemente a atitude de Anelka: "Foi uma provocação chocante e nojenta. Não há espaço para antissemitismo e incitação ao ódio no futebol", escreveu.

O jogador de 34 anos comemorou com a mão esquerda sobre o ombro direito após marcar um de seus gols, que é considerado um gesto antissemita. O antissemitismo é o preconceito, a discriminação e o ódio contra os judeus.

Anelka usa foto de Obama como defesa

  • Reprodução/Twitter