Topo

Sem permanência garantida, trio ofensivo do Corinthians tem queda em 2013

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

29/12/2013 06h00

O ataque foi o principal alvo de críticas ao Corinthians em 2013. Os repetidos empates sem gols chegaram a render ao então técnico Tite o apelido de “Empatite”, e a ineficiência ofensiva teve papel fundamental na temporada decepcionante, que não rendeu ao clube sequer uma vaga na Libertadores.

A escassez de gols pode ser atribuída, em boa parte, à queda de rendimento de três jogadores que foram importantíssimos na conquista do Mundial de Clubes em 2012: o meia Danilo e os atacantes Emerson e Romarinho.

No ano passado, os três atletas estiveram entre os cinco artilheiros do alvinegro na temporada: Emerson foi o vice-artilheiro, com 12 gols; Danilo, mesmo sem ser atacante de origem, marcou 11 vezes; Romarinho balançou as redes em sete ocasiões. Somadas as participações, o trio marcou 30 vezes, sendo responsável por expressivos 28% dos 107 gols corintianos na temporada.

Em 2013, o desempenho coletivo caiu, e o Corinthians marcou apenas 82 gols. Mesmo assim, a participação dos três destaques da campanha anterior diminuiu: Emerson fez apenas cinco gols, enquanto Danilo e Romarinho foram às redes seis vezes cada. Os 17 gols do trio corresponderam a apenas 20% do total da equipe, sinalizando uma queda de aproveitamento superior à da média do elenco.

A piora de um ano para o outro pode ter sido reflexo de vários fatores: o badalado Alexandre Pato foi contratado do Milan e, ao lado de Guerrero, concentrou os gols do time: fez 17, contra 18 do peruano, artilheiro de 2013. Romarinho não repetiu a estrela e os gols decisivos de 2012, e passou a ser alvo de críticas de parte da torcida; Emerson envolveu-se em polêmicas disciplinares; Danilo atravessou uma queda técnica.

Como resultado, nenhum dos três tem permanência garantida no elenco corintiano em 2014. O contrato de Danilo termina em julho, e o jogador não deve renovar, podendo até deixar o clube antes do meio do ano. Emerson tem vínculo mais longo, mas chegou a conversar com o Flamengo e também sai em caso de uma boa proposta. Romarinho tem mais chances de continuar, até pela dificuldade em encontrar opções ofensivas no mercado.

Como apostas para substituir os jogadores, o Corinthians demonstrou interesse em Marcelo, eleito a revelação do Brasileirão pelo Atlético-PR, e Elias, do Flamengo, mas nas duas ocasiões assustou-se com os valores envolvidos.

O elenco corintiano se reapresenta no próximo dia 6 de janeiro e começa o trabalho já sob o comando do novo treinador, Mano Menezes. Até agora, o único jogador perto de ser anunciado como primeiro reforço para 2014 é o lateral esquerdo Uendel, da Ponte Preta.