Topo

Argentino Farias vira 'dor de cabeça' e pode onerar caixa do Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

05/01/2014 14h00

Contratado em 2010 com status de estrela, o argentino Ernesto Farias virou uma verdadeira dor de cabeça para a diretoria cruzeirense. Com salários na casa dos R$ 200 mil por mês, o atleta não conseguiu vingar no Cruzeiro e não tem sido utilizado. Sem chegar a um acordo com o clube, o jogador deverá ficar treinando em separado até o fim de seu contrato.

O vínculo de Farias com o clube estrelado vai até o dia 3 de agosto deste ano. Com mais sete meses de salário, o time irá gastar aproximadamente R$ 1,4 milhões de reais com o jogador. Recuperado de uma artroscopia realizada em agosto, ele irá se reapresentar na Toca da Raposa II nesta segunda-feira, às 15h, assim como os demais jogadores. Contudo, já está definido que ele não será aproveitado.

“Ele vem de outra cirurgia, fez uma artroscopia há pouco tempo na Argentina. Vamos esperar ele chegar. É público e notório que o Cruzeiro não tem intenção de utilizá-lo. Ele tem alguns meses de contrato, tentamos fazer um acordo várias vezes, mas ele prefere ficar recebendo o salário, ele tem esse direito. O futebol às vezes tem disso, dá certo e errado”, disse o diretor de futebol, Alexandre Mattos, em entrevista a Rádio Itatiaia.

Uma solução para a situação do atacante seria de empréstimo a outro clube, assim como fez com o Independiente. Farias ficou na Argentina do início de 2012 até o meio de 2013, com o Cruzeiro bancando metade dos vencimentos do jogador. Porém, o alto salário e seu histórico recente afastam os clubes interessados.

Em todo caso, o dirigente garante que pretende cumprir com as obrigações e preservar o acordo feito pela direção passada, ainda na época de Zezé Perrella e Dimas Fonseca, que trouxeram o jogador. Isso porque o cartola não acredita que irá chegar a um acerto com o centroavante.

“Esse caso temos que respeitar o que foi feito no passado e cumprir, ou ter um acordo, mas para ter um acordo ele tem que querer. Ele não dá nenhum sinal que vá aceitar um tipo de acordo.Vamos esperar o Farias e vê como ele está. Se permanecer no Cruzeiro, vamos encaminhar para fazer o treinamento dele normalmente”, observou Mattos.

Adquirido para ser o homem gol, Ernesto Farias marcou apenas seis vezes em 35 jogos nos mais de três anos servindo o clube celeste. Em sua posição, o Cruzeiro conta atualmente com Borges, Vinícius Araújo e Anselmo Ramon.