Topo

De "herói da bola" a "legendário", imprensa europeia exalta Eusébio

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 09h43

A morte do ex-jogador Eusébio, 71 anos, na madrugada deste domingo ganhou destaque na imprensa europeia. Tido como melhor jogador da história de Portugal, o atacante foi lembrado com adjetivos e exaltações.

Goleador do Campeonato Português sete vezes, duas vezes goleador da Europa e Bola de Ouro em 1965, Eusébio foi classificado como herói da bola pelo diário inglês “The Guardian, que  lembrou o seu início de carreira em Moçambique. “Fazia bolas com papel de jornal para jogar futebol”, contou o ex-jogador em entrevista ao jornal inglês, em 2010.

O ápice da carreira de Eusébio se deu na década de 1960. Além dos prêmios individuais, venceu 11 títulos do Campeonato Português com o Benfica e uma Liga dos Campeões da Europa.

“O melhor jogador da história do Benfica e uma lenda no futebol português”. Assim, o "Diário de Notícias", de Lisboa, classificou o “Pantera Negra”.

“A carreira de futebolista de Eusébio escreve-se a duas palavras: golos e troféus. Em ambos os casos, foram muitos – somados, grande parte das vezes, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Ao longo da sua carreira em clubes, o futebolista de origem moçambicana somou um total de 774 golos em 799 jogos. Só pelo Benfica, totalizou 715 partidas e 727 golos”, informou o jornal português.

Veja lances e gols de Eusébio, o “Pantera Negra”

Que fim levou?

  • Arquivo/Folha Imagem

    Veja os números impressionantes da carreira do craque português e conheça também a história do zagueiro que morreu eletrocutado quando Eusébio escapou por milagre


Na Espanha, Eusébio também foi lembrado e, principalmente, reverenciado. O "AS" o definiu como legendário.

O "L’Équipe", da França, chamou o atacante de “um dos melhores de todos os tempos”. “Por sua rapidez, sua técnica e a precisão do seu pé direito”, descreveu o jornal.