Topo

Yaya Touré é eleito melhor jogador africano pela terceira vez consecutiva

Meia de Costa do Marfim chegou ao Manchester City em 2010 após passagem de pouco brilho no Barcelona - AP Photo/Scott Heppell
Meia de Costa do Marfim chegou ao Manchester City em 2010 após passagem de pouco brilho no Barcelona Imagem: AP Photo/Scott Heppell

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 20h24

Um verdadeiro monstro do meio de campo. Nesta quinta-feira, o marfinense Yaya Touré, do Manchester City, venceu a disputa pelo prêmio de Melhor Jogador Africano do ano e levantou o troféu cedido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) pela terceira vez seguida em sua carreira.

Na votação, o jogador da Costa do Marfim superou o compatriota Didier Drogba, que já levou a premiação duas vezes para casa e hoje joga no Galatasaray, da Turquia, e o nigeriano John Obi Mikel, do Chelsea. Na história da 'competição', o camaronês Samuel Eto'o foi quem venceu mais vezes, em quatro oportunidades, mesmo número do ganês Abedi Pelé.

Com 13 gols em 26 participações nesta temporada com a camisa do Manchester City, o meia é considerado um dos principais jogadores do milionário elenco da equipe inglesa. Sua força, velocidade e técnica com a bola nos pés chamam a atenção, ainda mais considerando a altura do atleta, que passa do 1,90 metro.

No último ano, Yaya também ajudou a seleção da Costa do Marfim a conseguir nova classificação para uma Copa do Mundo, desta vez a que será disputada em solo brasileiro. O forte jogador defende a camisa laranja dos Elefantes ao lado do irmão e zagueiro Kolo Touré, ex-Arsenal e hoje no Liverpool.

Aos 30 anos de idade, o meia chegou aos Citizens em julho de 2010, quando foi comprado do Barcelona por cerca de 29 milhões de euros. No clube catalão, o marfinense não conseguiu mostrar o seu melhor futebol. Antes, havia defendido times como Monaco e Olympiacos.