Topo

Ribéry diz que fez de tudo para ganhar Bola de Ouro: 'É agora ou nunca'

Do UOL, em São Paulo

11/01/2014 10h36

Franck Ribéry foi o principal destaque do Bayern de Munique em um ano no qual o clube alemão conquistou nada menos do que o Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões da Europa, o Campeonato Alemão, a Supercopa da Uefa e a Copa da Alemanha. Esse cenário de conquistas é o grande trunfo do francês para ganhar a Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, cujo vencedor será anunciado nessa segunda-feira.

Para Ribéry, a temporada 2013 representou uma oportunidade única em sua carreira para ser eleitor como o melhor do mundo. “Eu fiz de tudo. É difícil fazer mais. Joguei todas as partidas, ganhei todos os troféus e fui decisivo. Não tive lesões e realizei regularmente boas atuações. Estou confiante. Tenho muitas possibilidades. É agora ou nunca”, disse o jogador, de 30 anos de idade, que concorre com Messi e Cristiano Ronaldo.

A conquista do prêmio de melhor do mundo não é, no entanto, uma obsessão para Ribéry, algo que o francês faz questão de deixar claro. “Se eu ganhar, meus pensamentos irão para a minha esposa e para o meu pai. Eles sempre estiveram junto comigo, inclusive quando as coisas eram mais difíceis. Mas estou bem, não penso sempre na Bola de Ouro, não preciso de remédio para dormir”, disse o francês.

Apesar disso, Ribéry também diz que o troféu seria uma recompensa por todo o período como jogador de futebol até hoje. “Para mim a Bola de Ouro seria uma vingança por tudo o que eu suportei. Algo extraordinário. Se eu não ganhar? A vida continua, inclusive não seria uma grande decepção”. O francês garante que uma derrota no prêmio não o levaria a pensar em abandonar a carreira. Ribéry já fala até em novos objetivos.

“Quero estar feliz no Bayern e ganhar tudo de novo. Também quero fazer uma boa Copa do Mundo com a França”, disse o jogador, que deve atuar pela seleção francesa no Mundial de 2014, que será disputado no Brasil.

Ribéry avaliou ainda seus dois concorrentes ao Bola de Ouro. “Messi e Cristiano são dois grandes jogadores que marcam uma grande quantidade de gols, mas não vamos comparar agora nossas estatísticas. Nossos estilos são diferentes. Cristiano marca um montão de gols, mas Messi sempre é o melhor jogador do mundo, mas creio que teve algumas lesões esse ano”.

O UOL transmite o minuto a minuto da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, a partir das 15h30.