Topo

Gilberto Silva destaca erros no Mundial, mas vê Atlético no "caminho certo"

Do UOL, em Belo Horizonte

12/01/2014 12h22

Ainda sem saber se permanecerá no Atlético-MG em 2014, o ex-volante e agora zagueiro Gilberto Silva avaliou 2013 como temporada positiva para o alvinegro mineiro, mas reconheceu que a equipe cometeu muitos erros no Mundial de Clubes. O experiente atleta projeta um ano com sucesso para o clube. “Está no caminho certo não é de agora”, salientou.

“Esse grupo está junto há dois, três anos. Você só consegue resultados quando tem a manutenção de grupo. Lógico que, muitas vezes, isso pode parecer ‘conversinha’, porque outros montam grupo e acabam ganhando, mas eu sou de valorizar o trabalho de médio, longo prazo”, disse Gilberto Silva, por meio de sua assessoria de imprensa.

O ano de 2013 foi vitorioso para o time atleticano, que conquistou, sob comando do técnico Cuca, o bicampeonato Mineiro, em cima do rival Cruzeiro e o inédito título da Libertadores, diante do Olimpia. Na Copa do Brasil, caiu para o Botafogo nas oitavas de final e no Brasileiro, terminou entre os dez primeiros.

“Avaliação positiva (em 2013). O Atlético teve quatro competições, com a conquista de duas, o Mineiro e a Libertadores, que é considerada a mais importante da temporada. Logicamente, quando você conquista isso, o pensamento é querer mais. No final do ano, fomos para Marrocos e não tivemos o resultado que gostaríamos. Mas, independentemente disso, foi superpositivo o ano”, analisou Gilberto Silva.

Porém, na grande competição do segundo semestre, o Mundial de Clubes, o time mineiro fracassou, perdendo para o Raja Casablanca, na semifinal, ficando apenas com o terceiro lugar. Gilberto Silva reconhece que o Atlético-MG cometeu muitos erros na competição.

“Você pode enumerar um monte de coisas, podemos falar que não jogamos bem, que eles foram taticamente melhores, bem mais rápidos no contra-ataque, e, às vezes, tem que se levar em consideração que era final de temporada. Acredito que a temporada deles seja diferente da nossa”, observou.

“O resumo de tudo é que não jogamos bem. Temos que ter essa consciência, mas também entender que, mesmo não alcançando esse objetivo, tivemos uma grande conquista no ano. As pessoas não podem desvalorizar nossa temporada”, acrescentou o experiente jogador.

Ainda sem saber se permanecerá no clube em 2014, já que seu contrato se encerrou no final de 2013 e ainda não iniciaram as negociações, Gilberto Silva destaca a importância do acerto da diretoria com Ronaldinho Gaúcho, que continuará no clube mineiro por mais um ano.

“Não só dele, mas manter grande parte do grupo é importante. Essa identificação do Ronaldo com o Atlético valoriza muito o Atlético, até porque a atenção que é voltada ao Atlético é superior há muitos anos atrás. É uma troca, porque ele também dá o retorno dentro de campo”, analisou Gilberto Silva.