Topo

Indicação de Ribéry alimenta planos de domínio global do Bayern de Munique

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

12/01/2014 07h22

Será uma zebra se Franck Ribéry conquistar nessa segunda-feira o Bola de Ouro, o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, oferecido pela Fifa. Mas apenas a presença do atacante francês na lista de três finalistas já é um motivo para executivos do Bayern de Munique estarem esfregando as mãos. Depois de uma temporada avassaladora em termos de desempenho esportivo, o clube alemão vê seu projeto de crescimento comercial alimentado pelo reconhecimento a um de seus principais jogadores na temporada de 2012/13.

Depois de conquistar a tríplice coroa no ano passado, incluindo a redenção na Liga dos Campeões da Europa, em que em 2012 perdera em casa para o Chelsea, o Bayern, também atual campeão mundial, quer aproveitar as atenções para conquistar um front em que ainda tem desvantagem considerável para rivais como Real Madrid e Barcelona. Embora tenha aparecido na quarta posição na edição de 2013 da lista dos 20 clubes mais ricos do mundo compilada anualmente pela consultoria Deloitte, a equipe alemã carece da presença internacional da dupla espanhola e do inglês Manchester United, à frente no ranking.

Com isso, sai em desvantagem na disputa pelos chamados ‘’mercados neutros’’ do futebol, principalmente a Ásia, cujo consumo de futebol internacional ainda é infinitamente maior que o de ligas locais. Nem tudo é culpa do Bayern, já que o Campeonato Alemão (Bundesliga) conta com visibilidade muito menor que a La Liga (Espanha) e a Premier League (Inglaterra), e ainda é marcada pela orientação mais interna dos clubes.

O Bayern, no entanto, iniciou um trabalho promocional que em 2014 levará o clube a vários locais do mundo para amistosos. Incluindo uma passagem pelos EUA, que nos últimos anos se tornaram um destino obrigatório para times europeus. Os alemães têm marcado para o meio do ano um ‘’tira-teima’’ com uma seleção de jogadores da Major League Soccer.

“Temos uma estratégia de crescimento internacional em que o aumenta da força de nossa marca é um ponto crucial”, afirma Joerg Wacker, diretor de estratégias internacionais do Bayern.

Além de ganhar troféus, o clube aposta ainda no carisma de seu treinador, o espanhol Pep Guardiola, um dos nomes mais admirados do futebol na atualidade por conta do estilo vistoso que marcou sua passagem pelo Barcelona.

O UOL transmite o minuto a minuto da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, a partir das 15h30.