Topo

C. Ronaldo repete Ronaldinho e leva Bola de Ouro em temporada sem títulos

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 17h21

Escolhido como melhor jogador do mundo em 2013, Cristiano Ronaldo levou o prêmio individual numa temporada em que não conseguiu vencer títulos coletivos com seu clube, Real Madrid, nem com a seleção portuguesa.

No clube, Cristiano Ronaldo ficou na segunda colocação no Campeonato Espanhol. Na Copa do Rei, até fez um gol na final, mas repetiu a colocação de vice, após o Real Madrid perder por 2 a 1 a final para o Atlético de Madri. No sonho de consumo do gigante espanhol, a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo viu o seu time cair nas semifinais para o Borussia Dortmund. 

Ronaldo superou rivais que foram campeões na temporada 2012-2013. Messi levou o Campeonato Espanhol e Franck Ribéry venceu tudo o que disputou: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. Ninguém, porém, superou o português em número de gols. Foram 59 em 2013. 

Premiado sem títulos, Cristiano Ronaldo repetiu a história de Ronaldinho Gaúcho. Em 2004, o brasileiro levou o prêmio da Fifa, mesmo sem ter levantado nenhuma taça na temporada. O atual jogador do Atlético-MG foi não conseguiu levar o time na época além das quartas de final da Copa do Rei, das oitavas de final da Copa da Uefa e terminou o Campeonato Espanhol na segunda colocação. O brasileiro superou Thierry Henry, na época no Arsenal, e o ucraniano Andriy Shevchenko, que defendia o Milan.