Topo

Thiago Ribeiro exalta visão tática de Oswaldo e confia em Gabigol no ataque

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/01/2014 19h08

Thiago Ribeiro já exaltou o trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira. Com apenas uma semana de treinos, o atleta ficou impressionado com as variações táticas da equipe santista sob o comando do novo treinador. Além disso, o atacante elogiou o jovem Gabriel Barbosa, que será o substituto de Leandro Damião na partida contra o XV de Piracicaba, sábado, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

“O dedo do Oswaldo tem sido visto nessa maneira de trabalhar e futebol é isso mesmo, precisa de várias alternativas. O importante é o time chegar em campo sabendo o que tem que fazer, tentar uma jogada, outra, precisa ter variação de jogadas. E o Oswaldo em pouco tempo tem colocado o que ele quer e imagino que nesse jogo-treino, mesmo longe da melhor forma física, chegamos com facilidade no gol adversário. Esperamos que possa fluir ainda mais”, afirmou Thiago Ribeiro.

O atacante se esquivou sobre a presença de Leandro Damião na partida contra o XV de Piracicaba, porém não poupou elogios a Gabigol. O UOL Esporte apurou que o reforço mais caro da história do Santos não jogará devido a um problema burocrático no contrato com a Doyen Sports, grupo de investidores que desembolsou R$ 42 milhões para contratá-lo.

“Para nós não foi passado nada do Damião (sobre estreia), se caso ele não puder jogar, o Gabriel treinou muito bem, apesar de ter uma característica de sair da área, ele se movimentou bem, cumpriu o papel que o Oswaldo pediu e futebol é assim, ele precisa aproveitar a oportunidade. Está no Santos, nunca sabe o momento da sua chance. Ele e os meninos precisam provar que também estão prontos para jogar. Ele tem qualidade, tem talento, é só dar tranquilidade para ele desempenhar o melhor futebol, pois entrosamento já temos. Tenho certeza que faremos um bom jogo”, disse.

O ataque do Santos para a estreia na temporada 2014 será formado por Thiago Ribeiro, Geuvânio e Gabriel Barbosa. O trio foi aprovado por Oswaldo no jogo-treino contra o Juventus na última quarta-feira, no CT Rei Pelé. Cada um marcou um gol na vitória dos titulares por 3 a 0.

Thiago Ribeiro foi o destaque da partida. Ele participou dos três gols da equipe titular ao balançar as redes uma vez, dar uma assistência para Gabigol e iniciar a jogada do gol de Geuvânio. Além disso, o atacante fez diversas jogadas em velocidade e boas tabelas com o lateral Eugênio Mena pelo lado esquerdo do campo.

“Sempre joguei dessa maneira, me movimentando pelos lados, o meu preferido é o esquerdo, como joguei nesse jogo, me sinto bem assim para fazer a tabela, receber o passe em profundidade, sempre joguei assim. Nesse esquema do Oswaldo, o 4-2-3-1, sempre podemos criar uma jogada de perigo contra o adversário e jogando assim é importante a presença dos laterais”, explicou.

O Santos deve enfrentar o XV de Piracicaba com a seguinte formação: Aranha; Cicinho, Jubal, Gustavo Henrique e Mena (Palmieri); Arouca, Leandrinho e Montillo; Thiago Ribeiro, Geuvânio e Gabriel Barbosa.