Topo

Marcelo Oliveira avaliza atacante Luan como lateral esquerdo no Cruzeiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

21/01/2014 10h42

Testado por Marcelo Oliveira como lateral esquerdo na ausência de Miguel Samudio nos últimos treinamentos, o atacante Luan se colocou à disposição do treinador. Para buscar um lugar no time, se candidatou até mesmo ao posto de Egídio. O treinador celeste, por sua vez, gostou da participação do jogador nos treinamentos.

Como Miguel Samudio só retornou no domingo passado e ficou fora de quatro dias de treinamentos, o técnico preferiu manter Luan na lateral esquerda durante o jogo treino contra o Atlético-PR e aprovou a atuação do comandado. Ele revelou que já deu até conselhos para o jogador se adaptar a função depois de uma boa apresentação contra o Flamengo, pelo Brasileirão do ano passado.

“O Luan pode ser um grande lateral esquerdo. Já falei com ele naquele jogo com Flamengo, do ano passado, que ele foi muito bem. Ele tem força, altura, técnica. Começou como lateral. Hoje, nós temos dois bons laterais, mas ele também pode jogar como lateral. Quem sabe até se tornar grande lateral, pois existe carência grande, digo até no futebol mundial”, afirmou Marcelo Oliveira.

Luan prefere jogar na frente, mas disse que se for para entrar no time não vê empecilhos em atuar fora de posição. “Eu quero brigar para jogar. Agora se o Marcelo (Oliveira) quiser me utilizar na lateral não tem problema nenhum. Eu quero é ajudar o Cruzeiro”, afirmou.

A única preocupação de Luan neste início de ano é não se machucar. Ele acredita que foi prejudicado por sofrer uma lesão em seu melhor momento pelo Cruzeiro na temporada passada, quando era artilheiro da equipe no Brasileirão. Após quase dois meses se recuperando, perdeu espaço e foi pouco utilizado na reta final.

“Tomara que seja o ano melhor e que não venha contusões. Isso me atrapalhou bastante ano passado. Não acontecendo lesões, vou brigar de igual com meus companheiros e quem jogador eu sei que vai dar o melhor. O grupo é forte e vai dar trabalho nas competições”, ressaltou o avante.

Mais habituado a jogar pelo lado esquerdo do ataque, Luan têm a concorrência de dois queridinhos da torcida. O experiente Dagoberto e o atacante Willian, que chegou no meio da temporada passada, 'roubou' o lugar de Luan e caiu nas graças dos torcedores rapidamente.

A favor do ex-palmeirense em uma briga por posição no quarteto ofensivo, está a sua disciplina tática e a força física, que agradam o comandante e podem ser interessantes na disputa da Copa Libertadores, que é caracterizada por jogos mais pegados.

“O futebol mudou bastante, ultimamente os treinadores gostam dos jogadores que ajudam um pouco mais ao time. Tenho certeza que o Marcelo escolheu a dedo quem está no Cruzeiro e agora é trabalhar firme”, concluiu o atacante.

Contratado por empréstimo na última temporada, Luan esteve perto de retornar ao Palmeiras, mas a diretoria fez um esforço para prorrogar o vínculo com o atacante justamente a pedido do técnico Marcelo Oliveira, que gosta da característica aguerrida e polivalente de Luan. No primeiro ano, ele atuou em 24 jogos e marcou seis vezes.