Topo

Não será agora que Dante deixará o Bayern, mas o gigante inglês está perto

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres

22/01/2014 07h17

Embora neguem que o zagueiro Dante tenha acertado sua saída do Bayern de Munique para o Manchester United, os empresários do brasileiro admitem a aproximação do clube inglês. Na noite de terça-feira, o agente alemão Marcus Marin disse ao UOL Esporte que não existe a possibilidade de Dante sair do Bayern de Munique durante a janela de transferências de janeiro, mas deu a entender que o jogador dará ouvidos ao Manchester.

“Não existe qualquer acordo com o Manchester. No momento estamos em negociações para a renovação do contrato de Dante com o Bayern e sua primeira opção é permanecer na Alemanha. Queremos resolver tudo nas próximas semanas", disse o empresário.

No entanto, o UOL Esporte apurou que o outro agente trabalhando com Dante, o espanhol Andreas Sanchez, teria se mostrado bem mais receptivo ao clube inglês. Especialmente porque o interesse do Manchester pode ser crucial para Dante arrancar do Bayern uma renovação de contrato vantajosa num momento em que o clube da Bavária tem se resistido a discutir uma renegociação salarial com o brasileiro.

Se for confirmada a possibilidade de o treinador do United, o escocês David Moyes, assistir à partida de sexta-feira do Bayern contra o Borussia Monchengladbach pela Bundesliga, a pressão sobre o clube alemão vai aumentar.

Segundo informações da mídia alemã, o atual contrato de Dante com o Bayern prevê salários de 4,5 milhões de euro por ano até o verão europeu de 2016, o que o coloca longe das principais estrelas do clube. Mas o compromisso data do primeiro semestre de 2012, quando Dante ainda era recém-chegado do Monchengladbach e desconhecido fora da Alemanha. Desde então, porém, o jogador se valorizou sendo titular absoluto do time campeão nacional, europeu e mundial, afirmando-se ainda na seleção brasileira.

Apesar de ser um dos clubes mais ricos do mundo, o Manchester United vive uma fase complicada e está praticamente fora da disputa pelo título inglês na atual temporada, com dificuldades também para assegurar uma vaga na Liga dos Campeões de 2015.

No entanto, ainda é um time de grife. E que pode ser usado como peso nas negociações de Dante, um expediente do qual Ronaldinho Gaúcho se valeu em 2003: cortejado pelos ingleses, ele jogou com o interesse para obter mais dinheiro do Barcelona em sua transferência do Paris Saint-Germain.

"Dante já está com 30 anos e ainda pode conseguir um bom contrato de longo prazo, por isso é interessante saber que um grande clube como o Manchester está interessado nele", completa Marin.