Topo

Gabriel segue passos de Neymar para ser completo e buscar redenção

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/01/2014 06h00

O atacante Gabriel Barbosa, que surgiu como grande promessa e principal aposta do Santos como substituto de Neymar, está empenhado a continuar como titular da equipe santista mesmo após a estreia de Leandro Damião, que deve ocorrer no início do próximo mês.

Para isso, o atacante começou a se preparar durante as férias, quando abdicou do descanso e contratou um personal trainer para corrigir suas duas principais deficiências – finalizações com o pé direito e cabeceio. Sendo assim, Gabriel segue os mesmos passos de Neymar, que chegou ao profissional do Santos com a preocupação de ser tornar completo.

O atual camisa 11 do Barcelona estendia os treinamentos para aprimorar os chutes de perna esquerda, cabeceio e cobranças de falta.

Gabriel Barbosa, por sua vez, ficou conhecido como Gabigol nas categorias de base e, segundo o seu empresário Wagner Ribeiro, ele já marcou 600 gols com a camisa santista. O estafe do atleta ressalta que a contagem dos gols está arquivada. O cálculo feito soma os gols marcados por Gabriel em duas modalidades – futsal e campo. A jovem revelação iniciou sua trajetória pelo Santos no salão, onde foi artilheiro entre os oito e onze anos.

“Não é por acaso que o apelido dele é Gabigol. Ele já marcou 600 gols com a camisa do Santos. Desde que eu gerencio a carreira dele, eu o vi marcar gols em todas as categorias do Santos, somando futsal e campo. É um artilheiro nato”, afirmou Wagner Ribeiro quando o jovem atacante foi promovido ao elenco profissional.

No entanto, Gabriel não justificou o apelido no primeiro ano como profissional. Na temporada passada, o atacante marcou apenas dois gols em 15 jogos. O atleta ainda tirou lições ao perder o pênalti na disputa entre as seleções de Brasil e México pelas quartas de final do Mundial sub 17.

Apesar de conquistar a posição de titular absoluto sob o comando de Claudinei Oliveira na temporada passada, Gabriel chegou a brilhar com a camisa santista em dois jogos seguidos – diante do Vitória, quando marcou um dos dois gols da vitória santista pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Grêmio, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0, na Copa do Brasil.

Com a chegada de Oswaldo de Oliveira, a revelação santista ficou animada, pois sabe que o treinador gosta de apostar em atletas revelados pelo clube. Oswaldo, inclusive, apoia que o atacante aprimore os chutes com a perna direita.

“Acredito muito nele. Vejo qualidade, tem uma visão de gol boa, mas precisa trabalhar muito a perna direita, porque é canhoto e um artilheiro não pode depender de uma perna só”, disse o treinador.

Para convencer Oswaldo de Oliveira de que pode ser titular no ataque santista, Gabigol promete "fazer o simples" durante as finalizações a gol. A explicação se deve por causa do gol perdido aos 30 minutos do segundo tempo da partida contra o XV de Piracicaba. O jovem, que marcou o gol da vitória santista, preteriu a jogada simples e tentou encobrir o goleiro, que fez a defesa com tranquilidade.

"Foi uma coisa do jogo. Podia ter chutado rasteiro e tentei dar a cavadinha. Pena que não saiu o gol. Depois que eu vi o lance, sei que errei. Na próxima vez, vou tentar fazer o mais simples", disse Gabigol.