Topo

Flamengo recorre à Corte Arbitral do Esporte após punição no STJD

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2014 01h12

O Flamengo resolveu recorrer à última instância da justiça esportiva mundial para tentar reverter a punição recebida no STJD pela escalação irregular de André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Na tarde desta segunda-feira, o clube da Gávea enviou um documento à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, questionando a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O envio do documento à CAS ocorreu justamente no último dia do prazo para recorrer ao órgão internacional. A corte ainda não tem data para julgar o caso.

A informação foi divulgada pela ESPN Brasil na noite desta segunda e confirmada pela assessoria de imprensa do clube. A diretoria rubro-negra ainda informou que não iria se pronunciar oficialmente e dar maiores detalhes do caso.

No extenso documento, de 28 páginas, o clube ratificou os dois principais argumentos utilizados em sua defesa no julgamento do STJD. O Flamengo alega que não foi informado pela CBF da suspensão de André Santos antes da partida, além de sustentar que o atleta já havia cumprido suspensão automática em partida anterior.

O documento ainda conta com o parecer de escritórios de advocacia especializados em direito esportivo que ratificam as teses do Flamengo. 

Relembre o caso
André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil, no dia 27 de novembro, pegando um jogo de suspensão. O regulamento prevê o cumprimento da pena em torneios realizados pela mesma entidade, no caso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O lateral não atuou contra o Vitória, jogo imediatamente após conquistar o título, mas entrou em campo no empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro um dia após ser condenado a cumprir um jogo. Ambos eram válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Punido com a perda de quatro pontos por utilizar o lateral na última rodada do Brasileiro, o Flamengo só escapou do rebaixamento por conta de derrotas no Tribunal de Portuguesa, que também escalou um jogador irregular, e Vasco, que tentou anular a derrota da última rodada por conta da violência na Arena Joinville.

Com a perda dos quatro pontos, o Flamengo terminou o torneio com 45 pontos, um a mais do que a Lusa e ficou em 16º lugar – última colocação fora da zona do rebaixamento.