Topo

Palmeiras tem melhor início desde 2009 e supera campanha do último título

Valdivia comemora primeiro gol do Palmeiras em lance de partida contra São Paulo pelo Campeonato Paulista 2014  - Danilo Verpa/Folhapress
Valdivia comemora primeiro gol do Palmeiras em lance de partida contra São Paulo pelo Campeonato Paulista 2014 Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 06h00

Com duas vitórias em clássicos e 100% de aproveitamento nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Paulista, o Palmeiras tem o seu melhor início na competição desde 2009. Nas últimas quatro edições do torneio, o clube nunca tinha conseguido ficar à frente dos rivais – São Paulo, Corinthians e Santos- nas primeiras rodadas. O desempenho em 2014 é melhor até do que o obtido no início do torneio de 2008, que foi vencido pelos palmeirenses.

A boa fase do Palmeiras foi confirmada no último domingo, com a vitória sobre o São Paulo, por 2 a 0. Os 15 pontos acumulados nos primeiros cinco jogos do Campeonato Paulista repete a arrancada de 2009, quando o clube liderou toda a primeira fase do torneio. Naquele ano, a fórmula previa semifinal com dois jogos. Os palmeirenses perderam as duas partidas para o Santos, por 2 a 1, e não chegaram à final.

Em 2008, última vez que o clube ganhou o título do Paulista, o Palmeiras venceu duas partidas, empatou duas e perdeu uma nas primeiras cinco rodadas, ficando atrás do São Paulo, que acumulava 11 pontos. Na fase decisiva, acabou eliminando o tricolor nas semifinais e venceu a Ponte Preta na decisão. 

Novidade do time na atual temporada e destaque nas primeiras partidas do ano, Lúcio afirma que vê o Palmeiras à frente dos rivais. O zagueiro, porém, diz que a equipe precisa estar sempre ligada em campo para manter a boa fase.

“Neste momento, sim, somos os melhores. O Santos também está em uma fase espetacular, com uma equipe muito forte. Mas como falei: futebol é momento e dia a dia. Você tem de provar sempre. O ontem só serve de avaliação do trabalho, não como confirmação. Hoje é o dia importante e toda partida tem de ser encarada como o jogo da vida”, afirmou Lúcio. 

O zagueiro é uma das caras novas do clube, que foi o que mais contratou entre os quatro grandes de São Paulo para a temporada 2014. Foram nove reforços, incluindo nomes como Bruno Cesar e Marquinhos Gabriel.

Na próxima quarta-feira, o Palmeiras tentará manter a invencibilidade no Campeonato Paulista. O clube enfrentará o XV de Piracicaba, no interior.