Topo

Thiago Ribeiro espera fim de jejum de Damião para tirar estresse do Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/02/2014 19h11

O atacante Thiago Ribeiro espera que Leandro Damião balance as redes pela primeira vez com a camisa do Santos no duelo contra o Atlético Sorocaba nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista. O camisa 11 admite que existe um “estresse” na equipe para que o reforço mais caro da história do clube quebre o jejum de gols.

"Depois do primeiro dá uma aliviada, o jogador entra mais solto. Antes, tem a tensão, mas tenho certeza que no próximo jogo vai ser feliz, fazer o gol e nos ajudar a tirar esse estresse", afirmou Thiago Ribeiro.

O atacante, artilheiro do Santos na temporada com quatro gols, promete ajudar o camisa 9 a quebrar o jejum de seis jogos sem marcar gol (três partidas pelo Internacional e três pelo Santos).

"Estou tentando ajudá-lo, como todos tentam. O Damião, por ser o centroavante, a referência, claro que procurarmos servir mais bolas e criar as jogadas. Quanto mais rápido sair, melhor é para o Damião e para nós. É um jogador goleador, fez muitos gols pelo Internacional, na Seleção Brasileira, não vai ser a sua primeira e nem a última (vez sem gols), é uma situação normal, confiamos nele para nos ajudar", disse.

Thiago Ribeiro acredita que o Santos não mudou a característica de atuar em campo com a saída de Gabriel Barbosa e a entrada de Damião. Após a estreia do camisa 9, a equipe santista sofreu queda de rendimento. Em três jogos, foram duas vitórias, uma no sufoco com gol no último minuto (diante do Linense), e uma derrota contra o Penapolense.

“O nosso time joga de maneira coletiva, o Damião tem a característica de jogo dele, quando estávamos jogando o Gabriel ele tinha a sua própria característica, mas a maneira de jogar é a mesma. A diferença é ter um homem de área, que é algo bom, importante, nos dá referência, é artilheiro, faz muitos gols, tem presença de área, é forte. É claro que quando um atacante não faz gols recebe pressão”, explicou.

Os números do Santos com Leandro Damião já provocam calafrios em todos que investiram no atleta. Em 2014, o time alvinegro marcou 18 gols em oito jogos, média de 2,25. Sem a presença de Damião, a equipe santista fez 13 gols em cinco partidas, média de 2,6. Nesse período, o time aplicou duas goleadas por 5 a 1 – contra Corinthians e Botafogo-SP. Com o reforço mais caro da história do clube em campo foram apenas cinco gols em três jogos, média de 1,6.

Em sua estreia, Damião ficou no quase ao marcar um gol anulado pelo árbitro, e viu a "prata da casa" do clube, o centroavante Stéfano Yuri, brilhar em sua posição. Yuri entrou em seu lugar aos 34 minutos do segundo e marcou o gol da vitória santista quatro minutos depois. No jogo seguinte, contra o Comercial, teve atuação apagada, mas deu uma assistência para gol. Já diante do Penapolense, o camisa 9 só chamou a atenção ao cometer o pênalti que resultou no primeiro gol do adversário.

Damião chegou ao Santos para recuperar o prestígio perdido depois de uma temporada fraca em 2013. Titular do Colorado até o final do Brasileirão, o camisa 9 marcou apenas 13 gols na temporada. E chegou a irritar alguns dirigentes do Inter pela maneira como atuou.