Topo

Alan Patrick chama carreira de iluminada e vira "reforço caseiro" do Inter

Constantemente elogiado por Abel Braga, Alan Patrick quer permanecer no Inter pelo menos até dezembro - Jeremias Wernek/UOL
Constantemente elogiado por Abel Braga, Alan Patrick quer permanecer no Inter pelo menos até dezembro Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Werneck

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2014 06h02

Alan Patrick chegou a Porto Alegre em julho de 2013, mas pode ser tratado como reforço do Internacional, efetivamente, a partir de janeiro deste ano. Destaque do Colorado nas primeiras rodadas do Gauchão, o meia não quer regressar para a Ucrânia. Planeja ficar no Rio Grande do Sul pelo menos até dezembro. E, se possível, seguir sendo ‘iluminado’ com títulos.

“Eu passei pela geração do Santos, fui campeão na Ucrânia e estou aqui. Posso dizer que sou um cara iluminado. Não imaginava conquistar todos os títulos que conquistei com 22 anos”, disse Alan Patrick ao UOL Esporte.

A definição pessoal se explica em números. Pelo Santos, o meia conquistou a Copa do Brasil, a Libertadores e duas vezes o Campeonato Paulista. No Shakhtar Donetsk mais três taças: duas vezes o campeonato ucraniano e ainda a Copa da Ucrânia.

“O baque é grande quando você chega à Ucrânia. O cara sente falta de tudo lá. Dos amigos, da família. E na verdade, eu passei a dar muito mais valor ao Brasil depois que sai daqui”, comentou.

A chance de fugir do frio e reencontrar o Brasil chegou por linhas tortas. No meio do ano passado, o Inter negociou Fred com o Shakhtar. E lembrou de Alan Patrick. Pediu o empréstimo aos ucranianos e levou.

Apresentado como o substituto de D’Alessandro, a válvula de escape para qualquer eventualidade com o capitão do time, ele atuou apenas seis vezes. O equivalente a um jogo por mês. E na virada do ano até cogitou uma nova mudança.

“Claro que no passado eu não estava feliz, mas pensar mesmo não. Pensei por cima. Até porque tem a virada do ano, que às vezes acontece algumas coisas em cima da hora e tudo mais. Mas fiquei, eu tinha planejado ficar e ainda bem que fiquei”, afirmou.

Presente em oito jogos do Internacional em 2014, Alan Patrick virou um reforço caseiro para Abel Braga. Os elogios do técnico e o bom rendimento fizeram o Colorado abrir negociações com o time ucraniano para ampliar o empréstimo.

“O Alan está jogando bem, está nos ajudando bastante. Eu pedi para prorrogar o contrato dele, está adaptado e inserido ao esquema tático”, comentou Abel.

  • Vinícius Costa/Preview

    Alan Patrick marcou o 1º gol pelo Inter na última sexta-feira, após 14 jogos pelo clube gaúcho

A negociação com o Shakhtar ainda está em andamento, mas o próprio Alan Patrick não esconde que quer permanecer no Internacional.

“Quero muito ficar, pelo menos até o final do ano. Para completar, né, e ter uma sequência boa. Quero conquistar coisas boas aqui no Inter”, finalizou.