Topo

Torcedores racistas são expulsos do estádio no México

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 18h01

Durante a partida entre León e Cruz Azul, no sábado, pelo campeonato mexicano de futebol, três torcedores foram expulsos depois de fazerem insultos racistas ao jogador colombiano de Eisner Loboa, que em fevereiro entrou em campo pelo León na vitória sobre o Flamengo. Nos doze primeiros minutos do jogo do campeonato mexicano, os torcedores do Cruz Azul imitaram macacos toda vez que Loboa tocava na bola. O árbitro, então, suspendeu a partida para que as autoridades identificassem e punissem os responsáveis.

Não foi a primeira vez que o colombiano sofreu insultos racistas. Ele já tinha sido comparado a um macaco no jogo contra os Pumas, no mesmo Nou Camp, estádio da cidade de León. Depois desse episódio, a liga mexicana começou uma campanha contra o racismo e lançou, em fevereiro um “Protocolo contra o Racismo”. As regras permitem que o árbitro pare a partida, que exija a retirada dos torcedores e racistas e, se for o caso, que suspenda o confronto para só retomá-lo a portões fechados, sem torcida. Este foi o primeiro jogo em que as mudanças já produziram resultados.

O próprio Cruz Azul repudiou seus torcedores. No Twitter, o clube soltou uma breve nota: “Reprovamos o comportamento racista dos pseudo-torcedores na partida contra o León”, acompanhada de uma imagem comparando os cérebros de europeus, asiáticos e africanos, todos do mesmo tamanho, e o de um racista, bem menor.