Topo

Francês Anelka, que era esperado neste domingo em BH, tem chegada adiada

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte *

06/04/2014 13h31

O atacante francês Nicolas Anelka não conseguiu embarcar de Londres para o Brasil e foi adiada a sua chegada prevista à capital mineira, inicialmente prevista para a noite deste domingo, pouco depois do final do clássico do Atlético-MG contra o Cruzeiro, no início da final do Campeonato Mineiro. A contratação do jogador de 35 anos foi anunciada pelo presidente Alexandre Kalil, por meio de seu Twitter, na madrugada deste domingo.

Anelka era aguardado em Belo Horizonte por volta das 20h40, horário inicialmente marcado para desembarcar no Aeroporto de Confins. A informação tinha sido dada pelo empresário Robson Lima, que diz ter intermediado a negociação, contrariando afirmação de Douglas Pingisi, agente de Anelka, que negou, em entrevista ao site da Espn, a conclusão do negócio anunciado por Kalil.

“Está acertado, ele chegará hoje em Belo Horizonte, para depois fazer os exames médicos e acertar outros pequenos detalhes”, disse o empresário Robson Lima ao UOL Esporte, no final da manhã deste domingo. Cerca de duas horas depois, ele revelou as mudanças nos planos, dizendo que o o jogador não conseguiu embarcar e que ainda não há uma nova data confirmada, podendo acontecer até mesmo nesta segunda-feira.

Robson Lima reafirmou que o negócio está acertado. Segundo ele, Anelka ainda não assinou contrato, mas garantiu que o negócio está confirmado. “Não tem como assinar ainda, ele tem de fazer exames, só pode assinar depois que fizer exames médicos. Mas está acertado”, observou.

“O Anelka acerta com o time do melhor dirigente do Brasil, o mais sério. Não tem motivo para correr para assinar contrato, o que está acertado já está valendo. Ele fará exames, acertará alguns detalhes e pronto”, acrescentou Robson Lima.O irmão de Anelka deve chegar a Belo Horizonte antes do jogador.

O anuncio da contratação de Anelka, feito pelo presidente atleticano, aconteceu pouco depois das 2h da madrugada. "Anelka é do Galo", se limitou a escrever Alexandre Kalil, na sua página oficial do microblog. A chegada do francês reforça o time para a corrida pelo bicampeonato da Libertadores. Ele poderá ser inscrito para as oitavas de final da competição, a partir de maio.

Anelka está sem clube desde janeiro deste ano, quando acertou a sua saída do West Bromwich, da Inglaterra. Sem vínculo com nenhum clube, o francês, de 35 anos, poderia ser registrado pelo clube mineiro mesmo com a janela internacional de transferência já fechada.

Em dezembro do ano passado, quando defendia o clube inglês, Anelka se envolveu em polêmica internacional ao comemorar um gol marcado na partida contra o West Ham, reproduzindo um gesto considerado antissemita, o que provocou duras reações de reprovação.

Ao longo de sua carreira, Anelka ficou marcado por diversas polêmicas. Na Copa do Mundo de 2010, o jogador da seleção francesa teria proferido diversos palavrões contra o técnico Raymond Domenech. Tamanha a personalidade do jogador, fez com que ele não parasse em nenhum clube: começou a carreira no Paris Saint-Germain, foi contratado como promessa por Arsenal e Real Madrid, voltou ao PSG (onde jogou com Ronaldinho Gaúcho), depois passou por Liverpool, Manchester City, Fenerbahçe e Bolton antes de chegar no Chelsea, onde teve o melhor momento de sua carreira.

Depois, passagens curtas por Shanghai Greenland, da China (onde chegou a ser auxiliar técnico), e Juventus, da Itália, até chegar no West Bromwich. Tantas negociações o fizeram o segundo jogador que mais movimentou dinheiro no futebol europeu, atrás apenas de Zlatan Ibrahimovic, também conhecido por trocar várias vezes de equipe.

* Atualizada às 14h43