Topo

Enquanto Anelka não chega, quem ganha elogios no Atlético-MG é Jô

Do UOL, em Belo Horizonte

07/04/2014 06h00

Anunciado pelo presidente Alexandre Kalil, na madrugada de domingo, por meio do Twitter, e confirmado pelo cartola no Independência, após o empate sem gols, entre Atlético e Cruzeiro, no primeiro jogo da final do Mineiro, o atacante Anelka recebeu apenas um comentário indireto do técnico Paulo Autuori. Ele evitou falar sobre o atacante francês antes de sua chegada à capital mineira, mas deu a entender que o atleta, de 35 anos, não chega com status de titular.

“O Atlético tem de longe um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro, cobiçado pelo mundo. Jogador com esta característica, que tem a qualidade que o Jô tem”, afirmou Autuori, ao ser indagado por um repórter sobre a importância da contratação de Anelka, fazendo comparação ao que representou a chegada de Ronaldinho Gaúcho, no Atlético-MG desde 2012.

Numa demonstração de que pensa em Anelka como centroavante, função que o francês vem exercendo nos últimos anos, apesar de ter características de jogador de mobilidade, Autuori valorizou Jô, titulo absoluto do ataque alvinegro.

“É () goleador, faz gols importantes e decisivos e tem espírito de sacrifício, como mostrou na volta ao segundo tempo, é o que todo treinador se sente privilegiado e eu me sinto privilegiado por ter este jogador, um cara como o Jô”, ressaltou Autuori. O treinador referiu-se ao fato de o atacante ter se mantido em campo até o final, mesmo após entorse no tornozelo direito, sofrida nos últimos instantes do primeiro tempo.

Dessa forma, no Atlético, caso Anelka queira se manter como atacante de referência na área adversária, terá de disputar posição com Jô. Há a possibilidade, no entanto, de escalação dos dois jogadores, dando ao treinador a possibilidade de modificar em alguns jogos a forma de jogar do Atlético.

O presidente Alexandre Kalil, que confirmou a contratação em seu twitter, na madrugada de domingo, pegando grande parte da torcida atleticana de surpresa, já que horas antes, havia negado a possibilidade de contratar o francês, confirmou após o clássico contra o Cruzeiro, que o acordo já foi feito e que os documentos já foram assinados.

Anelka era aguardado em Belo Horizonte na noite de domingo, segundo informações do empresário Robson Lima, que diz ter intermediado a negociação entre o jogador e a diretoria atleticana. Porém, um problema no embarque do jogador e um acompanhante, de Londres para a capital mineira atrasou os planos da chegada do francês.

A tendência é que Anelka deixe a Inglaterra na segunda-feira, chegando em Belo Horizonte na terça-feira, quando realizará exames médicos na capital mineira, se reunir com a diretoria atleticana, para ser apresentado de maneira oficial como novo reforço atleticano.