Topo

Atlético-MG espera transferência para saber se Anelka cumprirá punição

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

08/04/2014 11h37

Aguardado na capital mineira nos próximos dias, o atacante Anelka chegará ao Atlético-MG com uma dúvida no ar: se precisará cumprir pelo time alvinegro a punição de cinco jogos aplicada pela Federação Inglesa antes de deixar o West Bromwich. O clube mineiro, porém, só saberá quanto ao cumprimento ou não após iniciar o processo de registro do centroavante.

A diretoria atleticana só ficará sabendo quanto à necessidade ou não de pagar a punição no Brasil quando pedir à Federação Inglesa a transferência internacional do jogador, o que ainda não aconteceu de maneira oficial e deverá ser feita depois que o francês chegar a Belo Horizonte.

Em dezembro do ano passado, quando defendia o clube inglês, Anelka se envolveu em polêmica internacional ao comemorar um gol marcado na partida contra o West Ham, reproduzindo um gesto considerado antissemita, o que provocou duras reações de reprovação.

A polêmica e punição fez o jogador rescindir o contrato com o clube inglês. Em janeiro, o atleta foi liberado e desde então está sem clube, o que permitirá se transferir ao Atlético mesmo depois do final da janela de transferência internacional no Brasil, que fechou no começo deste mês.

Com a rescisão contratual, a Federação Inglesa pediu à Fifa para transformar a punição de nível nacional em mundial e que fosse aplicada em qualquer país onde o atacante pretendesse atuar. Ainda não houve uma resposta oficial da instituição máxima do futebol, o que deixa o pagamento da pena no Brasil ainda indefinida.

Anelka ainda não tem data prevista para chegar a Belo Horizonte e realizar os exames médicos antes de ser apresentado oficialmente como reforço atleticano. O atleta era esperado na capital mineira no domingo passado, mas um problema no embarque de Londres impossibilitou a viagem.

O Atlético já dá a contratação como acertada. O anúncio foi feito pelo twitter do presidente atleticano Alexandre Kalil, na madrugada de domingo. No mesmo dia, após o clássico contra o Cruzeiro, no Independência, pela primeira partida da final do Campeonato Mineiro, o dirigente voltou a reafirmar o acordo e disse que já tinha documentos assinados com o atleta. No dia seguinte, o nome de Anelka, de 35 anos, já foi incluído na lista de atletas do clube, em seu site oficial.