Topo

Imprensa internacional repercute polêmica entre Atlético-MG e Anelka

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2014 12h19

O anúncio da desistência da contratação de Anelka pelo Atlético-MG, que foi feito na terça-feira, e o vídeo divulgado pelo jogador francês, na manhã desta quarta, negando acordo com o clube alvinegro, foram assuntos repercutidos pela mídia internacional.

O L’Equipe, principal jornal esportivo da França destacou o vídeo divulgado por Anelka, nesta quarta-feira: “Anelka desmente transferência em vídeo surpreendente”.  A reportagem mostra trechos e falas do francês negando que estivesse acertado com o alvinegro mineiro.

O jornal francês havia noticiado e repercutido também o acerto com Anelka anunciado pelo presidente atleticano Alexandre Kalil, por meio de sua conta pessoal no Twitter, em 6 de abril, e confirmado posteriormente pelo mesmo dirigente. 

Outro jornal a noticiar o fracasso da transferência foi o Theguardian, sob o título: “Nicolas Anelka não vai para o Atlético, depois de se atrasar”. A reportagem afirma que o alvinegro de Belo Horizonte irritou-se com a demora para a chegada do atacante e cancelou o negócio.

O El Pais, jornal do Uruguai, também relatou o fim das negociações envolvendo Atlético e Anelka. Em seu site, o periódico noticiou a informação de que o clube brasileiro havia informado a desistência da contratação do francês

O jornal uruguaio também publicou parte do vídeo com declarações do centroavante. “Nicolas Anelka nega ter aceitado uma oferta do Atlético Mineiro”.

Na noite de terça-feira, em entrevista coletiva na Cidade do Galo, o diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf, informou que a diretoria havia se irritado com a demora para a chegada de Anelka ao Brasil, depois de o francês ter viajado para o Kuwait, sem avisar ao clube, e confirmou a desistência do negócio. Além disso, Maluf acenou com uma representação na Fifa contra o jogador e seus empresários.

No início da manhã desta quarta-feira, Anelka divulgou um vídeo em sua página oficial do Facebook, gravado no dia 8, dois dias após o anúncio da contratação, feito por Alexandre Kalil em seu Twitter. Na gravação, o atleta desmente que tivesse um acerto com o Atlético e deixa claro que não pensou em atuar no Brasil.

No final da manhã, Alexandre Kalil voltou a utilizar o Twitter, dessa vez para responder a Anelka e foi irônico ao comentar o caso: “A história do Anelka é realmente fantástica! Envolve o empresário francês, empresário brasileiro, o irmão dele, passagens, assinaturas e comissões”, escreveu Alexandre Kalil.