Topo

Torcida atleticana lembra 'aniversário' de gol inusitado sofrido por Fábio

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

29/04/2014 17h09

A terça-feira está sendo de comemoração para muitos torcedores do Atlético-MG que lembraram o sétimo ‘aniversário’ de um dos piores momentos vividos pelo goleiro Fábio, do rival Cruzeiro. O lance, que tanto marcou o camisa um celeste, foi o gol marcado pelo então atacante atleticano Vanderlei, quando o arqueiro estava de costas para o campo.

O ‘gol de costas’, como ficou conhecido, principalmente por torcedores atleticanos, aconteceu em 2007, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro daquele ano em que o Atlético goleou o rival por 4 a 0. O dado que torna o caso mais atual é que o alvinegro mineiro era comandado por Levir Culpi, que acaba de substituir a Paulo Autuori treinador cruzeirense naquele dia e que pediu demissão logo após a goleada sofrida.

Aos 44 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro dava a saída de bola após um gol marcado em cobrança de pênalti, por Marcinho. O atacante Vanderlei conseguiu roubar a bola do ataque celeste, finalizando logo em seguida, pegando o goleiro Fábio desprevenido, de costas para o campo de jogo. A bola entrou no fundo das redes e o goleiro celeste custou a perceber o que havia acontecido.

O gol do centroavante ficou marcado na história do clássico e também para Fábio. O camisa um cruzeirense ficou um tempo fora dos gramados após este jogo, por ter sofrido lesão no joelho. Quando voltou a ser titular, o goleiro alcançou o melhor momento na carreira nos anos seguintes, consolidando-se como grande ídolo do torcedor cruzeirense.

A torcida atleticana faz questão de não esquecer o lance e não perde a chance de provocar o rival, que é o atleta do Cruzeiro com mais experiência em confrontos regionais. Muitos comemoraram o ‘aniversário’ de sete anos da goleada atleticana e do gol em cima de Fábio. A hashtag “fabiodecosta7anos” foi um dos assuntos mais comentados no twitter nesta terça-feira.