Topo

Museu do Futebol Paulista ganha nome de Gylmar dos Santos Neves

Andre Vicente/ Folhapress
Imagem: Andre Vicente/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 17h04

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, 13, um projeto de lei que muda o nome do Museu do Futebol Paulista para Gylmar dos Santos Neves, em homenagem ao ex-goleiro com passagens por Santos, Corinthians e seleção brasileira que faleceu em agosto de 2013.

Segundo o vereador Toninho Paiva, um dos autores do projeto, Gylmar foi um dos maiores goleiros do mundo e entrou para a história do futebol brasileiro, e merece essa homenagem.

“Homenagear Gylmar é uma obrigação de todos brasileiros e brasileiras pelo que ele representou no futebol brasileiro e como bicampeão do mundo. Sem dúvida, ele foi um dos maiores goleiros que o futebol já teve no Brasil e no mundo. Acho ainda que é pouco dar o nome do museu, devemos eternizar sua história para que todos saibam quem foi este ícone do futebol”,

Gylmar do Santos Neves atuou por Corinthians, Santos e seleção brasileira, conquistando quatro títulos mundiais, sendo dois pelos Santos, em 1962 e 1963, e dois pela seleção, em 1958 e 1962. O goleiro também faturou duas Libertadores, cinco Taças Brasil e oito Campeonatos Paulistas. O ex-goleiro faleceu em 25 de agosto, de 2013, aos 83 anos, vítima de um AVC.