Topo

Gareca ratifica pedido por Pratto e elogia Palmeiras: "Sabiam muito de mim"

Carolina Juliano

Do UOL, em Buenos Aires

02/06/2014 10h11

Ricardo Gareca, atual treinador do Palmeiras participou neste domingo (1º de junho) do programa “Domingo a la Mañana” conduzido pelo reconhecido jornalista argentino, Macu Mazzuca, na Rádio La Red (AM 910) e afirmou que o Palmeiras está muito interessado no atacante Lucas Pratto, do  Club Atlético Vélez Sarsfield, antigo clube do treinador. Gareca disse que o Palmeiras já está, inclusive, realizando a negociação.

No programa, Gareca contou que antes de assinar com o Palmeiras teve ofertas concretas do Racing Clube de Avellaneda, do Newell's Old Boys de Rosário, e do River Plate da Argentina, além da Universidade do Chile, e do Tigres do México, mas que recusou todas porque estava muito interessado na proposta e no desafio de treinar um clube no Brasil. “A proposta do Racing era muito boa, é um clube muito importante, mas eu disse que tinha uma proposta avançada do exterior e que pensava aceitar”.

O treinador falou ainda, em uma conversa descontraída de mais de meia hora, sobre os pormenores da entrevista com o presidente do Palmeiras. “Eles me queriam conhecer. A mim me surpreendeu e fiquei muito impressionado na conversa com o presidente do clube, ele sabia muito da minha trajetória, do meu trabalho no Vélez e do futebol argentino e os seus jogadores também. Foi uma surpresa muto positiva, eles me fizeram perguntas muito pontuais, eles sabiam o que queriam, isso fez com que ficasse mais fácil aceitar o convite.”

Gareca afirmou que os treinos do Palmeiras começarão junto com a Copa do Mundo e que ele vai se instalar em um apartamento próximo ao CT do Palmeiras, em Perdizes, São Paulo, que o clube está arrumando para ele. “No início irei sozinho com os meus auxiliares, mais tarde talvez vá a minha família”.

O treinador confessou entender muito pouco de português e por isso disse que já contratou uma professora de português de origem argentina, imigrante de Bahia Branca radicada em São Paulo. “Quando eles falam uma língua que chamam de ‘portunhol’ eu até pego alguma coisa, mas quando falam fechado entre eles, não entendo nada. Mas eles até que me entendem.” Gareca não descarta a hipótese de ter um tradutor com ele no campo.

O "tigre" Gareca, como foi conhecido nos gramados, disse no programa que, além de Pratto, está interessado em outros jogadores argentinos. Ele disse que ainda não teve contato direto com os jogadores do Palmeiras e que o primeiro encontro será nos próximos dias quando comece os treinos com a equipe. A única coisa que trouxe para a casa, na Argentina, além do contrato assinado, foi uma camisa do clube paulista com o seu nome escrito.