Topo

Mais de 500 colorados fazem vigília e choram despedida de Fernandão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

07/06/2014 16h17

Foram quase mil pessoas que passaram pelo Beira-Rio até o fim da tarde deste sábado. Vestidos com as cores do Inter, muitos não conseguiram segurar as lágrimas. Não era dia de jogo, não era lembrança de título, mas sim a dor pela perda de um ídolo. Uma vigília foi montada para despedida de Fernandão, morto nesta madrugada em acidente aéreo.

Com 36 anos, o ex-centroavante foi vítima da queda de um helicóptero, onde estava acompanhado de amigos. A tragédia ocorreu na cidade de Aruanã, em Goiás. Mas tão longe, em Porto Alegre, foi muito sentida.

Desde o início da manhã, torcedores do Inter improvisaram um altar do lado de fora do Beira-Rio, que está fechado pela Fifa para os jogos da Copa do Mundo. Com flores, fotos e bandeiras, lembraram cada momento do capitão dos títulos da Libertadores e do Mundial de 2006.

Ídolo do clube, técnico e diretor em 2012, Fernandão foi lembrado em silêncio, horas quebrado pelo choro inevitável de quem já teve tantas alegrias com o camisa 9.

Enquanto isso, o clube presta homenagens a ele. A camisa 9 pode ser eternizada, uma estátua construída, mas o mais importante, certamente, é o sentimento dos torcedores.

O hino do Inter entoado, gols nos auto-falantes de carros de torcedores, tudo trouxe a memória do atleta que jamais voltará a vestir vermelho.

O prefeito José Fortunati quer tornar Fernandão uma rua ao lado do Beira-Rio. Os colorados pedem o nome em um viaduto também próximo ao estádio. Mas onde ele fez tantos feliz, jamais estará. Marcando gols com o manto colorado.

Oração e cânticos da torcida

Por volta das 17h, um grupo de torcedores do Inter tomou a frente e propôs algo que Fernandão sempre fazia no grupo de jogadores: uma oração. "Vamos fazer algo que ele sempre fez. Vamos nos unir. Aqui fica o sentimento de todos os colorados, independente da religião. Vamos orar por Fernandão. Que a luz dele siga nos iluminando", disse uma colorada. 

Foram orações e cânticos do Inter com o ex-centroavante como protagonista. Muitos não seguraram as lágrimas novamente. O público aumentou consideravelmente com o passar do tempo, fechando a rua em frente ao Beira-Rio. O pequeno altar improvisado virou memorial, com flores, bandeiras e agradecimentos. 

"Obrigado Fernandão", gritou um torcedor. "Vamos fazer com que este ano possamos dar ao Fernandão alegrias como as que ele nos deu. Vamos ganhar este Brasileirão por ele. Vamos lotar o Beira-Rio. Que de onde estiver ele estará conosco", disse outro torcedor do Inter, pouco antes de não conter a emoção. 

*Atualizado às 17h27