Topo

Desculpas, desejo árabe e 'Fernandeus': o memorial do ídolo no Beira-Rio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2014 06h00

Foi um movimento espontâneo que começou ainda na manhã de sábado. Sem lugar para depositar suas homenagens a Fernandão, e com o Beira-Rio fechado pela Fifa para Copa do Mundo, os torcedores do Internacional usaram a parede do antigo Centro de Visitantes como memorial. Ali, flores, cartazes e qualquer material que lembrasse o ídolo, morto na madrugada em acidente de helicóptero, foram deixados. Após tomar o local com objetos, os colorados, munidos de canetas, escreveram suas memórias e agradecimentos ao ídolo. Teve pedido de desculpas, desejo de paz em árabe e um novo apelido: 'Fernandeus'.

Fernandão morreu na madrugada no município de Aruanã, em Goiás. Ele estava acompanhado por amigos em um helicóptero que caiu pouco depois da decolagem. Ninguém sobreviveu. 
 
Enquanto a família recebia apoio em Goiânia, em Porto Alegre se formou uma corrente de torcedores do Internacional. No clube que defendeu entre 2004 e 2008, conquistou os maiores títulos da história da agremiação: Libertadores e Mundial de 2006. Além disso, teve passagens como diretor de futebol e também técnico em 2012.
 
Idolatrado pela torcida, recebeu todo tipo de homenagens. Fotos de jogos, recortes de jornais, bandeiras, camisas, casacos, uma bola de futebol e flores aos montes foram deixadas no espaço que virou rapidamente um memorial do craque. Na parede, a inscrição 'Gigante Para Sempre' parecia lembrar tudo que o ex-camisa 9 significa aos torcedores. 
 
E nas mensagens escritas, algumas curiosidades. Lê, assim identificado na parede, encontrou uma forma de se desculpar com a filha Laís. "Eu prometi para minha filha que um dia conseguiria um autógrafo do nosso capitão. Hoje, dia 07.06.2014, eu vi que não vou poder cumprir a promessa", escreveu. "Desculpe Laís, o pai te ama", completou. 
 
Zapura, árabe de nascimento e colorado de coração, subiu aos ombros de um amigo e, em sua língua mãe, deixou uma mensagem ao ídolo. "Significa que deus o tenha, em árabe", disse pouco antes de começar uma oração para o ex-centroavante. 
 
Entre tantos agradecimentos pelo empenho em campo, as alegrias proporcionadas, os gols, um apelido novo foi definido. Fernandão virou Fernandeus. Eternamente nos corações colorados.
 
Fernandão será sepultado na tarde deste domingo, em Goiânia. No Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, uma missa em homenagem ao ex-jogador do Inter será realizada às 17h.