Topo

Com 2 gols de Tardelli e 'revolta' de Ronaldinho, Atlético vence Guanghzou

Do UOL, em Belo Horizonte

28/06/2014 10h24

O Guanghzou Evergrande esteve perto de conseguir a ‘vingança’ da derrota na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, no Marrocos, em dezembro passado, ao fazer 3 a 2 na etapa inicial, mas viu uma grande reação do Atlético-MG, que virou e venceu por 4 a 3, neste sábado, no centro esportivo de Nanning City, na despedida de sua excursão à China. Dessa forma, o alvinegro mineiro volta ao Brasil com 100% de rendimento após os três amistosos.

Ronaldinho Gaúcho, que foi substituído nos três amistosos, dentro do planejamento do técnico Levir Culpi de voltar a utilizá-lo gradualmente, atuou neste sábado até os 23 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Guilherme. O camisa 10 não gostou de sair e disse à Rádio Itatiaia que queria seguir na partida. “Tenho que me preparar”, afirmou o ídolo atleticano.

No primeiro tempo, o domínio foi do Guanghzou Evergrande, que poderia ter vencido por diferença de gols ainda maior. Nessa etapa do jogo, Ronaldinho Gaúcho teve atuação apagada e o sistema defensivo atleticano falhou muito. Os destaques da partida, nesse período, ficaram por conta da dupla do time mandante, formada pelo italiano Alessandro Diamanti e pelo brasileiro Elkeson.

Na etapa final, no entanto, a entrada de Pierre no lugar de Josué melhorou a marcação do time alvinegro e no ataque, Ronaldinho, André, Maicosuel e, principalmente, Diego Tardelli, que marcou dois belos gols, acertaram as jogadas em velocidade e conseguiram a vitória, de virada, em partida marcada pelo forte calor, mesmo sendo noite em Nanning City.

Antes de enfrentar o líder do atual campeonato chinês, o Guanghzou Evergrande, o Atlético-MG havia vencido seus dois primeiros amistosos em sua rápida excursão à China: 3 a 1 sobre o Guizhou Renhe, domingo passado, e 5 a 3 contra o Jiangsu Shuntian, na última quarta-feira. Ronaldinho Gaúcho mostrou-se recuperado de lesão e começou como titular nas três partidas. O alvinegro mineiro tem chegada prevista a Belo Horizonte na 2ª feira, quando volta suas atenções para a disputa da Recopa Sul-Americana contra o Lanús.

O primeiro tempo começou animado. Logo aos 3 min, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta e Leonardo Silva desviou a bola, que parou na trave do time chinês. A resposta do Guanghzou Evergrande foi imediata, com o atacante italiano Diamanti, que obrigou o goleiro atleticano Giovanni a fazer boa defesa. Aos 8 min, no entanto, o ex-botafoguense Elkeson acertou chute forte, de perna esquerda, após receber passe de Diamanti, para abrir o placar.

Apesar de ter mandado uma bola na trave, o Atlético-MG não se encontrava no começo de partida. O domínio era do Guanghzou Evergrande, que corria muito, e tinha em Diamanti e Elkeson seus jogadores mais perigosos. O ex-botafoguense obrigou Giovanni, aos 14 min, a fazer difícil defesa, evitando que o time chinês ampliasse a vantagem. Aos poucos, o alvinegro mineiro conseguiu equilibrar o jogo, voltou a atacar, deixando de ficar acuado em seu campo de defesa.

Mas, Giovanni foi obrigado a trabalhar muito para evitar o segundo gol chinês, travando uma espécie de duelo particular com Elkeson. Foi assim, aos 21 min, em novo chute forte e de esquerda do brasileiro e aos 25 min, mas, dessa vez, em cabeçada. Na base do ‘quem não faz, leva’, o Guanghzou Evergrande foi punido, com o gol de empate atleticano, aos 27 min, marcado por André, nome do segundo amistoso, com quatro tentos. Logo após o gol alvinegro houve o tempo técnico, em função do calor forte. A pausa fez bem aos chineses, que fizeram o segundo gol, aos 31 min, por meio de Mei Fang.

E o segundo gol sofrido desarticulou novamente o Atlético-MG, que perdeu o sentido de marcação e levou sufoco do adversário, que marcou o terceiro gol, aos 37 min, por meio de outra brasileiro, Renê Júnior. Ele se aproveitou de falha na devolução de bola do goleiro Giovanni para colocar a bola nas redes. No minuto seguinte, entretanto, o camisa 1 alvinegro evitou o quarto gol. Naquele momento, a equipe mineira errava muito, correndo o risco de levar goleada.

Quando o Atlético-MG parecia torcer pelo final dessa fase, Diego Tardelli, após tabela com André, fez bonito gol, aos 45 min, diminuindo a vantagem chinesa e deixando o jogo aberto para o tempo final. Os jogadores atleticanos admitiram que a equipe não esteve bem no primeiro tempo e responsabilizaram o calor. “Vamos melhorar um pouquinho para o segundo tempo, está muito calor, mas dá para melhorar”, resumiu Tardelli.

A equipe chinesa manteve a formação da etapa inicial. O Atlético-MG voltou para o segundo tempo com uma mudança: Pierre no lugar de Josué. Dessa forma, o técnico Levir Culpi desfez a alteração para iniciar o terceiro amistoso, em tentativa de encontrar a formação ideal do meio-campo atleticano. E o reinício de partida mostrou o Atlético melhor organizado em campo e levando perigo à defesa do Guanghzou Evergrande. Em apenas nove minutos, virou o marcador.

Muito mais ativo, Ronaldinho Gaúcho participou junto com André do segundo gol de Diego Tardelli, que encobriu o goleiro adversário, aos 7 min. Dois minutos depois, em rápido contra-ataque atleticano, Maicosuel, mais recente contratação do clube, fez seu primeiro tento com a camisa atleticana. O Guanghzou Evergrande não se abateu e criou boas chances de gols, evitadas por importantes defesas de Giovanni. Aos poucos, Levir Culpi foi mexendo na equipe. Aos 23 min, tirou Ronaldinho e André para as entradas de Guilherme e Dátolo, respectivamente. Depois poupou Marcos Rocha, que voltou a ser titular após dois meses, para a entrada de Alex Silva. Diego Tardelli também deixou o gramado, substituído por Marion. O Atlético desperdiçou seguidas chances de fazer o quinto gol.