Topo

Manoel aproveita oportunidades nos EUA e aquece disputa no Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

05/07/2014 06h00

Principal contratação do Cruzeiro para o segundo semestre, o zagueiro Manoel deixou uma boa impressão no técnico Marcelo Oliveira depois de quatro jogos com a camisa celeste durante os amistosos nos Estados Unidos e dá mostras de que irá brigar por uma vaga entre os titulares na retomada do Brasileirão.  

“Eu costumo falar do time como um todo, na parte coletiva que é fundamental para o futebol atual, mas fica esse registro. Achei que o Manoel está muito seguro. É um atleta que tem boa técnica, que é vigoroso também e que tem ótimo cabeceio. Então, foi uma ótima contratação”, observou Marcelo Oliveira, em entrevista a Rádio Itatiaia.

Manoel participou dos quatro amistosos do Cruzeiro e superou a falta de ritmo com naturalidade. Depois de atuar em apenas oito partidas pelo Atlético-PR no ano e ficar cerca de dois meses treinando separado, o jogador mostrou bom preparo físico e jogou três partidas completas.

A estreia foi diante do modesto Miami Dade, em que mostrou boa presença no jogo aéreo e marcou o primeiro gol com a camisa celeste. Na vitória sobre o Tigres, por 2 a 0, na quinta-feira passada, em Houston, o zagueiro também teve participação ofensiva no ataque ao desviar a bola que resultou no gol de Ricardo Goulart.

No segundo tempo do amistoso, Leo foi o escolhido para dar lugar a Dedé. O camisa 26 esteve um longo tempo parado se recuperando de uma lesão no joelho direito e atuou por cerca de 30 minutos ao lado de Manoel.

Com Dedé recuperando a melhor condição física, a tendência é que os dois formem a dupla titular no início do Brasileirão. Isso porque o zagueiro Bruno Rodrigo está se recuperando de uma cirurgia realizada no pé direito e ainda precisará de mais tempo para retornar aos treinamentos.

Se mantiver o bom desempenho, é provável que Manoel arrume uma boa dor de cabeça para Marcelo Oliveira. O treinador tem escalado Dedé e Bruno Rodrigo como titulares absolutos desde o ano passado e os dois começam a ver essa condição ameaçada.

Manoel foi contratado pela diretoria celeste, que investiu alto para tirar o zagueiro de 24 anos do Atlético-PR. O Cruzeiro desembolsou cerca de 2,5 milhões de euros por 40% dos direitos econômicos do zagueiro, que assinou contrato por quatro temporadas.