Topo

Inter vai distribuir 30 mil máscaras de Fernandão em homenagem no Beira-Rio

Máscaras de Fernandão já foram vistas em jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre (foto) - AFP PHOTO / JUAN BARRETO
Máscaras de Fernandão já foram vistas em jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre (foto) Imagem: AFP PHOTO / JUAN BARRETO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2014 06h00

O Internacional irá distribuir 30 mil máscaras com o rosto de Fernandão no próximo domingo, no Beira-Rio, antes do confronto com o Flamengo. A iniciativa é a primeira de uma série de homenagens póstumas planejadas pelo clube gaúcho. A ideia é encher o estádio da imagem do ídolo, que faleceu em junho após um acidente de helicóptero.

A confecção das máscaras já foi autorizada pelo Inter, no começo desta semana e a entrega deverá ocorrer nos portões de acesso ao Beira-Rio, horas antes da partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão.

Os dirigentes ainda tentam confirmar a presença da esposa de Fernandão e seus filhos no estádio, mas querem tratar qualquer tipo de homenagem aos familiares com extremo cuidado. A atenção é para não transformar o ambiente em um clima festivo, respeitando o luto e a dor pela perda do ex-capitão.

Além da distribuição de máscaras com a imagem de Fernandão, o Colorado não irá utilizar a camisa 9 contra o Flamengo. A medida já irá entrar em vigor no confronto com o Corinthians, nesta quinta-feira, em São Paulo. Wellington Paulista, dono do número neste ano, ficará no banco de reservas com o 99 às costas. Neste jogo diante dos paulistas todos os atletas irão atuar com uma tarja preta no braço – no sinal mais clássico de luto no meio do futebol.

O ápice das homenagens deve ocorrer em dezembro, com a entrega de uma estátua de tamanho natural do ex-jogador. O Internacional tem 10 propostas de artistas para execução do projeto e ainda analisa cada um dos planos apresentados. O certo é que a imagem será inaugurada no dia 17, mesma data da histórica vitória diante do Barcelona, no Mundial de Clubes de 2006.

Fernando Lúcio da Costa faleceu em 07 de junho, em um acidente de helicóptero no interior do estado de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Aruanã, a aeronave caiu pouco depois da decolagem e se partiu em duas. Outras quatro pessoas morreram na queda.

No Beira-Rio, a torcida do Internacional criou um memorial às margens da Avenida Padre Cacique com mensagens, fotos e peças que lembram o líder do time que faturou a Libertadores de 2006. Uma semana depois, o clube organizou uma missa que reuniu três mil pessoas no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.