Topo

Atlético-MG ensaia discurso e trata com cautela 'vantagem boa' sobre Lanús

Do UOL, em Belo Horizonte

17/07/2014 06h00

A vitória sobre o Lanús, na Argentina, por 1 a 0, dá a vantagem do empate ao Atlético-MG no jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, no Mineirão. Apesar do histórico imponente como mandante atualmente nas competições continentais, o ‘ensaiado’ discurso atleticano é de pés no chão para evitar acomodação.

“Tamanho é um a zero, tem mais 90 minutos. Primeiro tempo um a zero, a gente tem de confirmar lá, a gente precisa se manter forte na marcação, a torcida vai empurrar na hora certa e a gente pode conquistar um título importante na quarta-feira”, disse Levir Culpi.

A cautela atleticana não é exclusividade do experiente treinador, mas passa pelo presidente Alexandre Kalil e chega aos jogadores, que todos, sem exceção, valorizaram a vitória na casa do adversário, mas destacaram o fato de que não há nada ganho.

A vantagem, na prática, porém, serve de alento para os jogadores e torcedores. Levando em conta as participações na Libertadores de 2013 e 2014, o Atlético não foi derrotado diante do seu torcedor, seja no Independência ou no Mineirão. Foram nove vitórias e três empates.

Porém, o discurso atleticano é de manter a tranquilidade em relação a aproximação do inédito título. “É boa a vantagem. Eu não gosto deste negócio quando fala que é muito boa, porque tem medo de perder. Mas é uma vantagem boa”, observou Alexandre Kalil, em entrevista à Fox Sports.

“Quando acabou o primeiro tempo eu já queria que acabasse. Se falasse assim, você topa acabar agora? Eu diria que topo, fechar com zero a zero? Vamos. Então, com um a zero, como presidente estou muito contente”, acrescentou o mandatário atleticano.

Com a vitória na Argentina, o Atlético joga por empate na próxima quarta-feira, no Mineirão, para ficar com o título. Se o Lanús vencer por diferença de um gol, levará o duelo para a prorrogação. Em caso de triunfo argentino por diferença de dois ou mais tentos, a equipe se sagrará campeã fora de casa.

O técnico Levir Culpi, que gostou da atuação atleticana, mas reconheceu que o time teve oportunidade de deixar a Argentina com um triunfo pouco maior. “Não erramos o gol, acertamos o gol, faltou a bola entrar, por alguns detalhes, poderíamos ter feito mais gols. Mas o time tem de estar atento, vamos criar novas oportunidades lá (Mineirão) também, mas o empenho de todos na marcação, a parte física, foi muito legal”, analisou.

“Foi um jogo de muita disputa física, o time do Lanús é bem distribuído, tem combate forte no meio de campo, mas apresentamos um pouco melhor no segundo tempo e criamos oportunidades para fazer um resultado melhor. Mas considerando que eles têm uma equipe muito aguerrida, foi bom. É aquela história, 1 a 0 no primeiro jogo e o segundo agora é no Mineirão”, ressaltou o treinador atleticano.