Topo

Bebeto de Freitas faz cobranças e ataca diretoria 'irresponsável' do Bota

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/08/2014 12h20

Presidente do Botafogo entre 2003 e 2008, Bebeto de Freitas não poupou críticas à atual administração do clube alvinegro – que lida com problemas financeiros, tem 100% de suas receitas bloqueadas e deve aos atletas cinco meses de direitos de imagem, mais três de carteira de trabalho, além de FGTS. O trabalho realizado por Maurício Assumpção foi definido como “irresponsável” pelo ex-presidente.

Em entrevista ao SporTV, Bebeto de Freitas lamentou as dificuldades enfrentadas pelo Alvinegro e assegurou que a situação do clube seria melhor se o seu trabalho tivesse continuidade.

“Não sou melhor do que ninguém, mas se eu estivesse no Botafogo, com o trabalho de antes, o clube teria pago 100% de sua dívida trabalhista e teria diminuído a limites mínimos a sua dívida fiscal. Teria condição de ter estádio, centro de treinamento, Caio Martins preparado para ser o CT, além de uma série de outras coisas”, afirmou Bebeto.

Fora do Ato Trabalhista, o Botafogo não tem condições de receber nenhuma verba. Com isso, o clube fica sem chances de honrar compromissos com jogadores e funcionários. Bebeto ressalta o erro da diretoria em ter perdido a chance de renegociar as dívidas através do programa.

“O Botafogo faturou R$ 627 milhões entre 2009 e 2012. O caso do Botafogo é diferente. Está claro na ação que perdeu. Foi excluído por sonegação. O grande problema é trabalhista. O problema foi a irresponsabilidade. Não má gestão. Ninguém é obrigado a saber gerir um clube, mas a irresponsabilidade não pode acontecer”, atacou.

Bebeto de Freitas citou o exemplo do rival Flamengo. “O presidente, quando assumiu o clube, pagou uma dívida de R$ 70 milhões para receber as certidões negativas. Quando assinamos a Timemania, em 2008, recebemos as certidões negativas. Entramos em cinco Refis, cada vez que tínhamos que pagar esse Refis, para manter as certidões, era horrível, sufocava o clube”, apontou o ex-presidente.

O Botafogo segue atualmente com um racha entre diretoria e jogadores. As duas partes se afastaram devido às promessas não cumpridas sobre pagamento de salários. Em campo, a equipe também se preocupa com a campanha no Campeonato Brasileiro. Com 13 pontos e 13 partidas disputadas, o clube de General Severiano ocupa a 15ª colocação da tabela.