Topo

Ícone do futebol dos EUA, Donovan anuncia sua aposentadoria

Ídolo dos EUA, Landon Donovan anunciou sua aposentadoria dos gramados - Christian Petersen/Getty Images
Ídolo dos EUA, Landon Donovan anunciou sua aposentadoria dos gramados Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 15h37

Considerado o maior jogador dos Estados Unidos na história, Landon Donovan anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (07). Através das redes sociais, o jogador afirmou que deixará os gramados após o término da atual temporada da MLS (Major League Soccer, o campeonato de futebol do país).

“Não escrevo essas palavras levemente e este dia carrega uma mistura de emoções para mim. Estou triste em deixar uma profissão que me trouxe muita alegria”, afirmou Donovan.

“No entanto, depois de passar metade da minha vida como jogador profissional de futebol, também estou animado para começar um novo capítulo e buscar outras oportunidades que me desafiarão e me permitirão crescer como pessoa”, completou.

Donovan, 32 anos, não anunciou o que fará após deixar os gramados, mas deu indícios de que seguirá ligado ao futebol.

“À medida que entramos em um momento de transformação para o esporte, farei tudo o que puder para ajudar o crescimento contínuo do futebol nos Estados Unidos. Estou ansioso para fazer a diferença, buscando minhas paixões, e conhecer todos vocês ao longo do caminho nesta próxima fase da minha vida”, escreveu o jogador.

Donovan detém quase todos os recordes principais da seleção dos Estados Unidos. É o atleta com o maior número de jogos (156), que mais marcou gols (57) e que mais distribuiu assistências (58). Jogou três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010), balançando as redes em cinco oportunidades.

Sua maior frustração com a camisa norte-americana, porém, ocorreu no último Mundial. Donovan fez parte do início da preparação dos Estados Unidos, mas acabou cortado pelo técnico Jurgen Klinsmann da lista final, sob alegação de que não se esforçava tanto quando os companheiros.

Em clubes, Donovan foi cinco vezes campeão da MLS e eleito o melhor jogador da competição em 2009. Ainda detém o recorde de gols em um temporadas regulares (138) e nos playoffs (22), além de ter ganhou a chuteira de ouro em 2008. Também atuou no futebol alemão pelo Bayer Leverkusen, clube pelo qual iniciou sua carreira profissional.

Na última quarta-feira (06), Donovan integrou um time de estrelas da MLS que enfrentou o Bayern de Munique em um amistoso em Portland, nos Estados Unidos. O norte-americano saiu do banco, atuou por apenas 22 minutos, mas balançou as redes e garantiu a vitória de virada para sua equipe por 2 a 1.