Topo

Em troca de mensagens, Bom Senso FC trata debate sobre Lei Pelé como piada

Jogadores do Bom Senso FC posam para foto com a presidente Dilma Rousseff - Roberto Stuckert Filho/ Presidência da República
Jogadores do Bom Senso FC posam para foto com a presidente Dilma Rousseff Imagem: Roberto Stuckert Filho/ Presidência da República

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

09/08/2014 06h00

Uma das características mais marcantes do Bom Senso FC desde que o grupo de atletas foi constituído, no segundo semestre do ano passado, é a adoção de uma agenda restrita. Os jogadores têm concentrado esforços em debates sobre calendário e práticas de fair play financeiro nos clubes. Mas isso não tem impedido que eles vejam – e até ironizem – outras propostas de mudança no esporte nacional. Foi assim que o coletivo reagiu, por exemplo, ao ver uma declaração do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) sobre a possibilidade de volta do passe.

Na última sexta-feira (06), Cândido, que também é vice-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), disse ao site da “ESPN” que a CBF cogita fazer um pedido de alteração na Lei Pelé, que foi aprovada em 1998 e entrou em vigor três anos depois. A entidade nacional ainda não se pronunciou sobre o tema.

“A proposta é para que o passe volte a existir e de que o passe seja inteiramente do clube. Assim, os empresários perderão a força”, disse Cândido ao portal.

As declarações do parlamentar circularam em um grupo que o Bom Senso FC mantém no aplicativo Whatsapp. O conteúdo foi tratado em tom de piada – os atletas não veem qualquer possibilidade de isso ser levado adiante.

Até por causa disso, o Bom Senso FC não vai se pronunciar oficialmente sobre o tema. O grupo tem marcado posições políticas em assuntos que não fazem parte da agenda proposta. Foi assim com a lei de responsabilidade fiscal do esporte (LRFE), por exemplo – o coletivo de jogadores é contra a aprovação do mecanismo nos moldes atuais, com lista branda de contrapartidas e sem a criação de um ente regulador.

“Não é voltando ao século passado que nós vamos resolver a situação de hoje. O mundo atual é completamente diferente do que era quando a Lei Pelé foi aprovada”, disse uma pessoa ligada ao Bom Senso FC.

Na semana passada, jogadores que fazem parte do grupo estiveram na Câmara para fazer lobby contra a aprovação da LRFE no formato atual. O processo tem sido amparado pelo deputado federal Romário (PSB-RJ) e pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do mecanismo, aproveitou para interpelá-los e conversar sobre o atual momento do futebol.

Um dos pontos abordados pelo parlamentar foi justamente a possibilidade de mudanças na legislação trabalhista de atletas. Membros do Bom Senso FC responderam que essa não é uma discussão em que o grupo tenha intenção de participar agora.