Topo

Arena do Palmeiras terá testes no fim do mês e inauguração em setembro

Danilo Lavieri e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 12h00

O Palmeiras pode ter a esperança de disputar boa parte do 2º turno do Campeonato Brasileiro já na sua nova Arena. O UOL Esporte visitou as obras da casa palmeirense e viu um estádio na sua fase de acabamento, com várias equipes trabalhando em diferentes frentes para tentar cumprir mais um dos diversos prazos dados pela WTorre, construtora responsável pela reforma.

Atualmente, os operários têm como meta deixar o local pronto para eventos testes no fim de agosto e no início de setembro. A ideia será mostrar às autoridades públicas que tudo está funcionando, desde o trânsito no local em dias de jogos e eventos, até os mínimos detalhes, como segurança das arquibancadas, corredores e todos os tipos de detalhes necessários para que tudo seja regularizado nas diferentes esferas públicas.

Se tudo correr dentro do cronograma, o Palmeiras deve fazer sua estreia por lá no meio de setembro. O 2º turno do Campeonato Brasileiro tem seu início marcado para o dia 10 deste mês. O time paulista encara o Criciúma. A primeira partida, no entanto, dificilmente será essa.

Já há shows marcados para o fim do 2º semestre, mas a construtora não revela a data, tampouco qual banda será apresentada. 

Atualmente, o estádio já tem pouco mais de 50% das cadeiras instaladas, o gramado já com o plantio completo e sendo tratado com iluminação artificial por 24 horas e testes de som e vídeo nos telões todos os dias. Os sistemas de internet também já estão ligados, e as escadas rolantes já estão instaladas. Até mesmo parte das catracas já estão funcionando em algumas das entradas.

A reportagem ainda viu testes de comunicação visual, com placas de sinalização que serão instaladas no estádio. Como o modelo ainda não foi aprovado, a divulgação das imagens não foi autorizada.

Os vestiários estão com a primeira parte já finalizada e também estão na parte de acabamento, com a colocação de granitos, banheiras, pias e vasos sanitários. A entrada para o campo recebe os últimos materiais.

O Allianz Parque teve o investimento de cerca de R$ 550 milhões, com toda a verba vinda da iniciativa privada. Vários prazos de entrega não foram cumpridos. Brigas com o clube e seus conselheiros, com a prefeitura e até um acidente fatal são alguns dos motivos para o problema.

Atualmente, Palmeiras e WTorre se enfrentam em uma arbitragem para definir quem terá o direito de comercializar as cadeiras da Arena. O clube pleiteia vender cerca de 35 mil assentos, enquanto que a construtora quer sua totalidade.