Topo

Técnico tricampeão com a Juventus deve ser anunciado pela seleção italiana

Antonio Conte deve ser confirmado nas próximas horas como o novo técnico da Itália - Jens Noergaard Larsen/AFP
Antonio Conte deve ser confirmado nas próximas horas como o novo técnico da Itália Imagem: Jens Noergaard Larsen/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 12h35

A Federação Italiana de Futebol decidiu nesta quinta-feira (14) o novo técnico de sua seleção. Antonio Conte, que dirigiu a Juventus nas últimas três temporadas, foi o escolhido para comandar a Azzura nas próximas competições. De acordo com os principais veículos de imprensa do país, o anúncio oficial será feito nas próximas horas.

Conte chega embalado por uma trajetória de sucesso na Juventus. Com a equipe de Turim, sagrou-se tricampeão italiana (entre 2011 e 2014) e conquistou duas Supercopas da Itália. No fim da última temporada, porém, anunciou sua saída após problemas com a direção do clube.

O novo treinador assume o lugar de Cesare Prandelli, que deixou a seleção após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo. Diante da má campanha, o treinador pediu demissão dias após a Federação italiana anunciar a renovação de seu contrato.

Antonio Conte tornou-se um dos grandes ídolos da história da Juventus em seus tempos de jogador. Foi capitão do clube de Turim, no qual atuou por 12 temporadas, conquistando a Liga dos Campeões em 1996 e cinco 'Scudetti', em 1995, 1997, 1998, 2002 e 2003.

Atualmente com 45 anos, trabalha como treinador desde 2006 e acumulou passagens por Bari, Atalanta e Siena antes de comandar a ‘Velha Senhora’. Apesar do sucesso esportivo, com três títulos nacionais em três anos, Conte viveu momentos conturbados em 2012, quando foi suspenso por dez meses por conta do envolvimento no 'Calcioscommesse', escândalo de partidas manipuladas.

De acordo com o jornal La Gazzeta dello Sport, Conte chega à seleção italiana com um salário aproximado de US$ 2,5 milhões por ano. O contrato do treinador com a equipe nacional seria válido até o fim de 2016.