Esqueça Diego Costa e Suarez. Campeonato Inglês será diferente na defesa
Tudo bem. O Liverpool perdeu Luiz Suarez, artilheiro do Campeonato Inglês no ano passado. O Chelsea contratou Diego Costa. E o chileno Alexis Sanchez é a grande novidade do Arsenal. Mas as novidades nas defesas também serão atração na temporada 2014/2015, que começa neste fim de semana.
Quer a prova? Olhe o Manchester City, atual campeão. O time do chileno Manuel Pelegrini fez a maior contratação da temporada na Inglaterra. E o nome é quase um mistério para a maioria das pessoas: Eliaquim Mangala, um jovem zagueiro francês que estava no Porto. Ele chegou na equipe por 32,5 milhões de libras (cerca de R$ 120 milhões).
As principais contratações da equipe foram do setor ofensivo: o volante Fernando, também do Porto, por 13,2 milhões de libras, o goleiro Caballero, que estava no Málaga, por 7 milhões, e o lateral Sagna, em transferência gratuita após o fim do contrato com o Arsenal. O reforço mais ofensivo foi Lampard, dispensado pelo Chelsea, contratado pelo NYC FC, dos EUA, e que jogará emprestado em Manchester.
No Liverpool, que perdeu Suarez, as maiores contratações são também para a defesa. O time trouxe o meio-campista Lallana, o lateral Alberto Moreno, o zagueiro Lovren e o volante Enre Can – no total, 75,7 milhões de libras em gastos com a defesa ou meio-campo. Em setores mais ofensivos, chegaram Markovic, Origi (que foi emprestado) e Lambert, por 40,3 milhões.
A lista das transferências também ajuda a entender o fenômeno. Mangala, por exemplo, foi mais caro do que Diego Costa (Chelsea, 33,4 milhões), Alexis Sanchez (Arsenal, 33,2 mi), Herrera (Manchester United, 31,6 mi) e Fábregas (Chelsea, 29 mi)
Entre os jogadores que saíram da Inglaterra, os defensores também aparecem em destaque. Depois de Suarez, vendido ao Barcelona por 71,2 milhões de libras, os próximos três atletas se preocupam mais em defender do que atacar: os zagueiros David Luiz (PSG, 43,5 mi) e Vermaelen (Barcelona, 16,7 mi) e o volante Javi Garcia (Zenit, 14,7 mi).
Até mesmo nas transferências entre times ingleses esse predomínio aconteceu. Luke Shaw (Manchester United, 33 milhões de libras), Lovren (Liverpool, 22,2 mi) e Chambers (Arsenal, 17,8 mi) formavam a defesa do Southampton na temporada passada. Só outros dois atletas entram no Top 5: o atacante Lukaku, que foi do Chelsea ao Everton por 31,1 milhões e o meio-campista Lallana, que foi do Southampton ao Liverpool por 27,2 mi.
A imagem que abre a matéria contém os escudos dos atletas no game Fifa, da EA Sports. A versão gratuita do jogo, FIFA World, pode ser baixado no site oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.