Topo

Platini descarta candidatura e abre caminho para Blatter se reeleger

Com a decisão de Platini (d), Blatter vê caminho se abrir para reeleição à presidência da Fifa - AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI
Com a decisão de Platini (d), Blatter vê caminho se abrir para reeleição à presidência da Fifa Imagem: AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI

Das agências internacionais

Em Mônaco

28/08/2014 07h16

Joseph Blatter vê seu caminho ficar mais livre para mais uma reeleição à presidência da Fifa. Michel Platini, atual presidente da Uefa e que seria um forte concorrente para o suíço, anunciou nesta quinta-feira que não vai entrar na disputa pelo cargo.

Platini confirmou a delegados da Uefa, em Mônaco, que vai tentar se reeleger como presidente da entidade continental. “É a eleição do coração, da paixão. Não é o momento, ainda não é minha hora. Refleti durante muito tempo e não me convenci”, disse o dirigente em entrevista coletiva.

O francês, de 55 anos, era apontado como um dos candidatos mais fortes para impedir uma nova reeleição de Blatter, que está na presidência da Fifa desde 1998. Platini também declarou que não apoiaria o suíço na eleição da entidade, marcada para maio de 2015.

“Oficialmente, Blatter ainda não é candidato, mas penso que ele vai apresentar sua reeleição. Eu o ajudei em 1998, em 2002, em 2007 e em 2011. Acho que ele vai pedir meu apoio novamente para 2015, mas não farei isso. Disse a todos que a Fifa precisa de um novo tempo. Meu debate era entre Uefa ou Fifa. Apesar de tudo, tenho estima por Blatter, mas ele deveria deixar o cargo”, explicou Platini.

Até o momento, o único candidato confirmado na eleição à presidência da Fifa é Jérôme Champagne. O ex-diplomata francês, de 56 anos, já foi vice-secretário executivo da entidade. Ele reconheceu que pode retirar sua candidatura caso Blatter confirme sua participação no pleito. O prazo final para a apresentação de candidaturas é janeiro.